Economia

Alunos do Oeste desafiados a desenvolver ideias de negócio e projectos inovadores

4 jan 2026 11:00

Data limite para a entrega do projecto será dia 15 de Abril

alunos-do-oeste-desafiados-a-desenvolver-ideias-de-negocio-e-projectos-inovadores
.
Jornal de Leiria/Arquivo

A Comunidade Intermunicipal do Oeste, com o apoio técnico da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), volta a promover o Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da Região Oeste, iniciativa que desafia os alunos a desenvolver ideias de negócio e projectos inovadores, no âmbito do projecto Aluno ao Centro 2.0 – Promoção do Sucesso Educativo.

A data limite para a entrega do projecto (formulário) é dia 15 de Abril de 2026.

De acordo com a Câmara de Bombarral, “o objectivo passa por aproximar a escola da vida real e valorizar competências essenciais para o percurso académico e futuro profissional, como autonomia, criatividade, pensamento crítico, projecto/ideia de negócio. Além do formulário, os alunos devem gravar um vídeo (até 5 minutos) para apresentarem os seus projectos. Quanto à sessão de apresentação dos projectos finalistas e entrega de prémios, irão decorrer a 23 de Maio de 2026.

O concurso tem foco na cidadania e no impacto positivo, “destacando como referência os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam responder às necessidades das pessoas tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, reforçando o princípio de que ninguém deve ser deixado para trás”, prossegue a autarquia.

Serão convidados a participar alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e profissional de estabelecimentos de ensino da região Oeste, sendo que a participação pode ser feita individualmente ou em grupo, mediante a elaboração e apresentação de um projecto/ideia de negócio.

A edição deste ano traz uma novidade com dimensão pedagógica e simbólica. “Os projectos vão integrar a iniciativa Cápsula do Tempo, destinada a guardar, num local a definir, as ideias desenvolvidas ao longo do ano lectivo. “A cápsula será aberta daqui a 20 anos, a 1 de Junho de 2046, permitindo revisitar como eram a vida, os valores, os hábitos, as tecnologias e os sonhos da comunidade escolar do Oeste”, nota o município.