Desporto
Alguns ginásios reabrem esta segunda-feira, outros nos dias seguintes
Instalações terão de cumprir as directivas da Direcção-Geral da Saúde
Os amantes de exercício físico podem esfregar as mãos de contentes: os ginásios e health clubs podem reabrir as portas esta segunda-feira, no primeiro dia da terceira fase de desconfinamento. No entanto, nem todos o farão no primeiro dia em que têm autorização para tal.
Na verdade, os espaços abrem, mas nem tudo ficará na mesma. Houve necessidade de adaptações às exigências da Direcção-Geral da Saúde e a realidade agora é outra.
Segunda-feira, dia 1 de junho, marcará, desta forma, entre outras medidas, o dia D para ginásios e health clubs. Mas desengane-se quem pense que tudo será igual como dantes: a realidade agora é outra.
O Be-Fit arranca já esta segunda-feira e garante estar “ainda mais seguro”. Também o Phive avançou nas redes sociais que irá reabrir já esta segunda-feira.
O Ginásio Luxus agendou para dia 2, terça-feira, a abertura das portas. Por sua vez, o Fitness Factory de Leiria volta aos treinos no dia 3, “em segurança e com todas as condições de higiene e prevenção”.
O MaxiGym tem prevista a reabertura para o dia 4, quinta-feira, e o FitnessHut volta à acção a 10 de Junho, de forma a “cumprir escrupulosamente todas as medidas de segurança”.
Orientações da Direcção-Geral da Saúde
- os balneários continuarão encerrados até comunicação em contrário,
- aulas e treinos devem ser marcados preferencialmente online;
- uso de máscara é obrigatório para funcionários, excepto durante as aulas que impliquem a realização de exercício físico;
-as mãos devem ser sempre desinfectadas à entrada e saída dos diferentes espaços, tal como quando utilizar ou abandonar um novo equipamento;
- utilizadores devem usar à entrada e saída das instalações, sendo dispensado o uso durante a realização de exercício físico;
- além da desinfecção das mãos à entrada e à saída, os acessos aos espaços e equipamentos para prática de exercício físico devem ser controlados para evitar aglomerados;
- recomenda-se a marcação de vagas e de lugares para garantir o distanciamento;
- nas aulas de grupo deve ser reduzido o número de participantes de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos três metros entre praticantes;
- entre sessões, os espaços devem ser ventilados durante pelo menos 20 minutos, bem como proceder à limpeza e higienização das salas e equipamentos utilizados.
- recomenda-se ainda a não retoma de sessões de grupo dedicadas a grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas, pelo risco acrescido que apresentam.