Sociedade
Alcobaça e Marinha Grande vão receber cinco refugiados
A chegada dos refugiados às misericórdias da Marinha Grande e Alfeizerão está prevista para esta quinta-feira
As Santas Casas das Misericórdias de Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, e Marinha Grande vão receber cinco refugiados, que chegam esta quinta-feira.
De acordo com fonte do gabinete da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande irá receber duas pessoas e a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão receberá três.
Em nota de imprensa, a Câmara da Marinha Grande lamentou hoje ter tido conhecimento da chegada dos refugiados ao seu concelho pela comunicação social. “Até ontem [segunda feira] à tarde a Câmara Municipal da Marinha Grande não teve qualquer participação nesta matéria, não tendo sido previamente informada de qualquer movimentação dentro do seu território com vista ao acolhimento de refugiados”, lê-se no comunicado.
“O acolhimento aos refugiados exige um plano de intervenção e acompanhamento social que não pode passar à margem das instituições públicas, sendo de lamentar que, no caso, tal tenha acontecido”, acrescenta o município, que já manifestou “inteira disponibilidade” ao provedor da Misericórdia da Marinha Grande “para colaborar no que estiver ao seu alcance para o melhor acolhimento e integração social destes cidadãos”.
Leia mais na edição do Jornal de Leiria desta quinta-feira