Sociedade

Alcobaça desfavorável a linha de Alta Velocidade que afeta 40 casas no concelho

21 mar 2025 10:38

Consulta pública do estudo de impacto ambiental (EIA) do troço Soure-Carregado termina à meia-noite desta sexta-feira. Até ao momento, conta com 662 participações

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Linha será em via dupla electrificada e destina-se exclusivamente a tráfego de passageiros
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Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Alcobaça vai emitir parecer negativo ao estudo de impacto ambiental (EIA) da futura linha de alta velocidade (LAV) Lisboa–Porto, por implicar a demolição de cerca de 40 casas no concelho.

“A Câmara vai enviar amanhã [sexta-feira] um parecer desfavorável porque este projeto é de interesse nacional, mas tem impactos negativos para o concelho”, afirmou hoje o presidente do município, Hermínio Rodrigues, numa sessão pública de esclarecimento sobre a passagem da Linha Ferroviária de Alta Velocidade neste concelho do distrito de Leiria.

Na sessão, que contou com cerca de três centenas de pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre os impactos do traçado, o autarca disse considerar que, entre os dois traçados propostos (o A e o B), “o B é mais favorável”, mas ainda assim, a autarquia vai pronunciar-se desfavoravelmente porque “estão em risco de demolição 41 casas”.

Hermínio Rodrigues defendeu ainda que, na zona de Aljubarrota, após um troço em que os dois traçados se juntam, passe a ser seguido o traçado A porque “manter o trajeto B implicaria demolir muito mais casas".

O projecto, em consulta pública até à meia-noite desta sexta-feira, poderá também implicar a deslocalização de empresas na freguesia de Turquel, entre outros “prejuízos” apontados hoje na sessão, que não contou com a presença de qualquer representante da Agência Portuguesa do Ambiente, da REFER ou da Infraestruturas de Portugal (IP).

No concelho de Alcobaça, o traçado da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa afecta as freguesias de Benedita, Turquel, Évora de Alcobaça, Aljubarrota, União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes e União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Em discussão está o troço Soure - Carregado, que contempla uma estação em Leiria, atravessa os concelhos de Rio Maior, Azambuja, Alenquer, Cadaval, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Leiria, Marinha Grande e Pombal.

No estudo de impacto ambiental, encomendado pela IP, há duas soluções para este troço, A e B. A primeira tem quase 116 quilómetros e a segunda pouco mais de 117 quilómetros, apresentando-se várias alternativas de traçado segundo as soluções base.

A linha de alta velocidade Porto-Lisboa, em via dupla eletrificada, vai permitir uma velocidade máxima de 300 quilómetros/hora e destina-se exclusivamente a tráfego de passageiros.