Economia
Alcobaça acolhe a 10.ª edição do Congresso Nacional de Rega e Drenagem
Evento irá decorrer entre 13 a 15 de Novembro
Alcobaça acolhe a 10.ª edição do Congresso Nacional de Rega e Drenagem, que terá lugar de 13 a 15 de Novembro.
O evento tem a sua agenda estruturada em torno de quatro grandes temas: Alterações Climáticas; Gestão Integrada da Água; Inovação e Tecnologia; e Comunicação.
Em nota de imprensa, o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR),informa que o programa inclui três keynotes, inúmeras apresentações, várias mesas redondas, uma visita técnica e um fórum de comunicações, que dará destaque a trabalhos técnicos e científicos enquadrados neste âmbito.
No congresso vai ser apresentada a Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio, que quer ser "um farol para a criação de políticas públicas especificamente relacionadas com a rega e com o regadio em Portugal, de modo a alinhar o enquadramento legal com as necessidades de uso mais eficiente e sustentável da água de rega, facilitando a sua gestão e impulsionando a sua modernização e desenvolvimento".
A sessão de abertura estará a cargo do presidente do COTR, Gonçalo Morais Tristão, de Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e de José Manuel Gonçalves, da Escola Superior Agrária de Coimbra.
"Em Portugal, o regadio é responsável por 60% da produção agrícola e mais de metade das explorações agrícolas depende dele. No entanto, apenas 16% (620 mil hectares) dos 3,7 milhões de hectares de superfície agrícola utilizável estão equipados para regadio", salienta o COTR.
"Neste contexto, a Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio constitui um instrumento valioso no desenho de políticas públicas e estratégias de investimento mais eficientes e adaptadas ao sector", refere ainda.