Economia

Agricultores preocupados com fogo bacteriano, falta de regadios e de apoios

23 fev 2025 14:00

Dedicado ao sector agroalimentar, o III Congresso Portugal Fresh realizou-se na semana passada em Alcobaça e expôs inquietações dos agricultores, na presença do ministro

agricultores-preocupados-com-fogo-bacteriano-falta-de-regadios-e-de-apoios
..
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

Decorreu sexta-feira, no Panorama Multiusos de Alcobaça, o III Congresso Portugal Fresh, um dos mais importantes eventos dedicados ao sector agroalimentar. A iniciativa contou com a presença do ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes, que ouviu as principais preocupações do sector, transmitidas pelo presidente da Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal (Portugal Fresh).

“O principal importador da produção do sector das frutas e legumes é a União Europeia, representando 81% das exportações em valor”, realçava Gonçalo Santos Andrade. “Porém, a nossa produtividade continua bastante reduzida em comparação com outros grandes mercados. Temos condições para aumentar os nossos índices de produtividade, mas, em contrapartida, ainda temos uma área de regadio muito reduzida”, lamentava o presidente da Portugal Fresh.

“No contexto do Oeste, estamos a travar uma luta contra o fogo bacteriano, que tem afectado seriamente

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ