Economia

Agricultores de Leiria querem produtos locais nos lares e escolas

26 jan 2023 14:29

Proposta será apresentada à ministra da Agricultura

agricultores-de-leiria-querem-produtos-locais-nos-lares-e-escolas
Pequenos agricultores dizem estar a ser arredados dos apoios à actividade
Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

Vera Soares é a nova presidente da Direcção da União dos Agricultores do Distrito de Leiria (UADL), eleita nas eleições antecipadas realizadas no dia 10.

A actual responsável ocupava, até agora, o cargo de vice-presidente da organização.

No novo mandato, António Ferraria mantém-se como presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Natural do Arrimal, Porto de Mós, Vera Soares promete endurecer as reivindicações que a UADL tem dirigido à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

“Andamos a tentar contactá-la há algum tempo, para que nos escute, sem sucesso”, reconhece a nova presidente dos agricultores.

O custo das matérias-primas, adubos e rações, alerta, sufoca a agricultura familiar.

“Queremos estabelecer protocolos junto das entidades, que nos permitam aceder a produtos mais baratos. Mas está difícil. Parece que as entidades oficiais pensam que estamos a pedir esmolas, em vez de ajudar o sector”, afirma.

Vera Soares aponta ainda o facto de o acesso a apoios para a agricultura familiar e para os jovens agricultores obrigar a investimentos avultados, “quando só há dinheiro para o dia-a-dia”.

“Os projectos obrigam sempre a investir metade da verba e a pagar projectos caros. São ajudas para os grandes agricultores, que não precisam delas.”

Entre as medidas que a UADL pretende apresentar à ministra da Agricultura está o consumo, em lares, escolas e creches de produtos nacionais com a garantia de serem biológicos, de qualidade e produzidos localmente, de modo a incentivar os produtores familiares.

Igualmente em cima da mesa, está a necessidade urgente de encontrar medidas de controlo da população de javalis.

“Queremos encontrar uma forma, que não seja prejudicial para os animais e proteja os interesses dos agricultores”, diz a presidente da UADL.