Sociedade

Administração do Centro Hospitalar do Oeste esclarece despedimento de enfermeiros

22 abr 2022 09:28

Instituição admite que a necessidade de recursos humanos de enfermagem se mantém

administracao-do-centro-hospitalar-do-oeste-esclarece-despedimento-de-enfermeiros
Urgências Hospital de Caldas da Rainha são um dos serviços que tem registado grande afluência de utentes
DR

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) veio fazer um esclarecimento sobre a situação contratual dos 15 enfermeiros dos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste, a quem foi informada a cessação de contrato.

Dada a situação referida pelos utentes de "caos" em unidades como a de Caldas da Rainha, o CHO esclarece em nota de imprensa que, "em Dezembro de 2021, foram assinados contratos com 15 enfermeiros ao abrigo do Plano de Contingência para o Inverno, com duração de quatro meses – até 30 de Abril de 2022, com o intuito de reforçar os recursos humanos nestes serviços, dado o previsível aumento da afluência de doentes decorrente da época do ano".

A instituição admite que a necessidade de recursos humanos de enfermagem se mantém, apesar de "cessar o período de contingência que fundamentou a celebração dos contratos, o Conselho de Administração do CHO já solicitou autorização para proceder à renovação [dos 15 contratos]".

No entanto, enquanto o CHO aguarda o deferimento do pedido, deu cumprimento aos termos legais, e foi "comunicado por escrito aos profissionais o término dos contratos, conforme previsto aquando da sua assinatura".

O Conselho de Administração assegura que tem "envidado todos os esforços para contratar recursos humanos", "para dar a melhor resposta na prestação de cuidados de saúde à população".

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.