Economia

590 Mil euros para criar Parque de Ciência e Tecnologia na Marinha Grande

19 set 2024 12:02

Município prepara candidatura conjunta a fundos, num projecto liderado por Coimbra

590-mil-euros-para-criar-parque-de-ciencia-e-tecnologia-na-marinha-grande
MG Park deverá ser criado numa extensão do edifício do Centro Empresarial
DR
Daniela Franco Sousa

A Câmara da Marinha Grande deverá contar com um apoio de 590 mil euros para criar o MG Park - Parque de Ciência e Tecnologia, na Zona Industrial de Casal da Lebre. O município integra a Rede Urbana Intrarregional para a atracção de empresas intensivas em conhecimento, designada CENTRO +INVEST, cuja apresentação ocorreu no dia 11 de Setembro, em Coimbra.

Em causa está uma candidatura em rede, com o Município de Coimbra como promotor líder, que integra também os Municípios de Marinha Grande, Cantanhede, Oliveira do Hospital, Penacova e Viseu; as Comunidades Intermunicipais de Leiria, Coimbra e Viseu Dão Lafões; e instituições ligadas ao ensino e investigação.

O investimento total aprovado para a Rede Urbana CENTRO +INVEST é de 5.881.9710 euros, a que corresponde um apoio do FEDER de 4.999.674,50 euros, adianta a Câmara da Marinha Grande.

Segundo a autarquia, “a Rede Urbana CENTRO +INVEST representa o início de um grande projecto que vai contribuir para o desenvolvimento da Região Centro, um exemplo de coesão entre territórios. Esta candidatura pretende reforçar a oferta de espaços de acolhimento empresarial e apoio a novas ideias de negócio, e potenciar a inovação, qualificação de recursos humanos e apoio ao empreendedorismo”.

Ao nosso jornal, Aurélio Ferreira explicou que o futuro MG Park pretende vir a ter uma abrangência regional, entre Marinha Grande e Leiria, promovendo sinergias entre instituições que já têm presença nesta zona industrial, como o Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (do Instituto Politécnico de Leiria), o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, a incubadora de negócios Open e o pólo de formação Cencal.

O futuro MG Park deverá ser criado numa extensão do edifício do Centro Empresarial e funcionar como showroom daquilo que melhor se faz na região, nota o presidente. É necessário apenas que o aviso abra, para candidatar o projecto, refere ainda.