Opinião
Hoje falo de futebol
Se um deputado ou um funcionário da administração pública pratica um acto de corrupção, ele será punido severamente pela sociedade, principalmente por ter cometido um erro a partir de uma posição de poder.
Na Suécia, há 3 coisas que impedem a corrupção: a transparência dos actos do poder, o alto grau de instrução da população e a igualdade social. Por cá também temos 3 coisas, mas nenhuma faz o mesmo efeito: são o Fado das novelas, o Futebol e Fátima.
Gunnar Stetler, promotor-chefe da Agência Nacional Anti-Corrupção na Suécia diz que: “Se uma pessoa não tem acesso à educação, ela não tem condições nem de compreender e muito menos de fiscalizar o sistema.
Na Suécia, acreditamos que uma sociedade se constrói não a partir do topo, mas a partir da base da população. Portanto, é preciso oferecer uma boa educação a todas as camadas da sociedade. “ E diz ainda: “Quem pune políticos corruptos é a opinião pública.
Se um deputado ou um funcionário da administração pública pratica um acto de corrupção, ele será punido severamente pela sociedade, principalmente por ter cometido um erro a partir de uma posição de poder. Um deputado, por exemplo, pode ser forçado a renunciar através da pressão da opinião pública e da comunicação social, mesmo quando não é indiciado formalmente.”
Já sobre igualdade social: “Se uma pessoa tem que lutar diariamente pela sua sobrevivência, para ter acesso a alimentação, escolas e hospitais, a questão do combate à corrupção na sociedade certamente não estará entre seus principais interesses. Mas quando uma pessoa se sente parte da sociedade à qual pertence, passa a não aceitar os abusos do pode
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.