Opinião
Ensino Profissional, um contributo determinante na qualificação dos portugueses
A formação de qualidade, a forte ligação da escola ao mundo empresarial do setor agrícola e a adaptação do plano formativo do curso à realidade regional explicam a taxa de empregabilidade de 100 por cento.
Há muito que o ensino profissional deixou de ser o parente pobre do ensino, a alternativa possível para os alunos com probabilidade de menor sucesso escolar. É necessário reconhecer que o ensino profissional é, hoje, de extrema importância para a qualificação dos jovens portugueses e contribui de forma inequívoca para dar resposta às necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, diversificado e dinâmico.
Não inviabilizando o acesso ao ensino superior, um curso profissional tem a dupla vantagem de conferir o 12 º ano e uma certificação profissional, preparando técnicos nas mais diferentes áreas profissionais. A formação integral dos jovens, dotando-os das competências específicas para o desempenho de uma profissão, prepara-os para o ingresso imediato na vida ativa.
Na região Oeste, o caso específico da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, em Alcobaça que forma técnicos de agropecuária há 27 anos, é um exemplo inequívoco da importância das escolas profissionais na qualificação de técnicos que sustentam a atividade empresarial e económica da região.
A formação de qualidade, a forte ligação da escola ao mundo empresarial do setor agrícola e a adaptação do plano formativo do curso à realidade regional explicam a taxa de empregabilidade de 100 p
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.