Opinião

Educação, Sim!

19 jul 2018 00:00

Torna-se inadmissível que um País que se quer moderno e com forte aposta na Educação se veja tão condicionado com a acção dos professores, como se comprovou pela greve às reuniões de avaliação dos alunos.

Sempre por esta altura do ano um dos assuntos que claramente marca a agenda mediática do País é a Educação e, nomeadamente, o acesso ao ensino superior. Este ano ainda mais visível pela recente, e contínua, contestação dos professores, resultando em greve, pelo facto de este governo socialista não querer cumprir o que há uns tempos atrás afirmou: a disponibilidade para contabilizar todo o tempo de serviço, no âmbito do descongelamento das carreiras da administração pública.

De facto, torna-se inadmissível que um País que se quer moderno e com forte aposta na Educação se veja tão condicionado com a acção dos professores, como se comprovou pela greve às reuniões de avaliação dos alunos, já que basta que apenas falte um professor para que a reunião tenha que ser adiada.

Aliás, esta situação levou a que muitos alunos tenham feito os exames nacionais sem conhecerem as suas avaliações internas, condicionando, e muito, milhares de jovens que pretendem aceder ao ensino superior.

Ainda para mais quando se continua com o estigma de algumas disciplinas que vão afastando os jovens de áreas importantes para o seu futuro e para o País. Falo designadamente da confusão com o exame de Matemática e com a cada vez menos procura da disciplina de Física, áreas tão importantes para assegurar um vasto conjunto de profissões.

Aliás, relativamente à Matemática e face à sua importância estrutural, na minha modesta opinião, quer a nível curricular quer a nível do estímulo do raciocínio, deveria ser repensada a forma de ensinar esta disciplina, nunca colocando em causa a necessária competência, mas tentando desmistificar o grau de dificuldade que todos apontam logo à partida.

E depois, o que acontece? Muitos acabam por optar por áreas de estudo que não seriam a sua primeira opção e que até poderão não representar a sua apetência n

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