Editorial
E a coesão?
Escola Superior em Pombal. O que parecia ser uma solução, rapidamente se transformou num problema
O debate está lançado. Se estará ou não inquinado, só mais tarde se saberá, ou talvez não. O que se sabe, para já, é que parece haver uma ‘disputa’ entre Leiria e Pombal, por causa de uma possível transferência do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, de Leiria, para a Escola Superior que o Instituto Politécnico pretende criar em Pombal.
Ainda nada está decidido, mas os argumentos a favor e contra, com ou sem fundamento, já andam à solta nas redes sociais, com as habituais teorias conspirativas, tão apreciadas por uma boa parte dos utilizadores destas plataformas digitais. Com um ‘aditivo’ especial: é que este ano vamos ter eleições autárquicas e Leiria é liderada por um socialista, enquanto Pombal tem à frente do executivo municipal um social-democrata. Mas será que a luta partidária tem cabimento numa decisão desta dimensão? Mesmo que ingenuamente, queremos acreditar que não.
A outra questão que não deixa de causar estranheza, em todo este processo, é o facto de envolver dois municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), uma associação que, de acordo com os seus estatutos, “visa o desenvolvimento integrado e sustentável de projectos e actividades de interesse comum aos municípios, contribuindo para a competitividade, coesão e economia de escala das intervenções do território”.
Ora, pelo menos desde Outubro de 2023, data da apresentação do seu plano estratégico de desenvolvimento, que a Câmara de Pombal traçou como objectivo a criação de uma Escola Superior no seu concelho, destacando como premissa uma oferta formativa diferenciadora. E pelo menos desde Novembro do ano passado que se sabe da intenção do Politécnico de Leiria, parceiro da CIMRL, em ali criar mais um polo de formação, que contribua para fortalecer o norte do distrito e promover a coesão territorial.
Segundo a proposta do grupo de trabalho criado para esboçar um plano para a nova escola, a área do desporto é a que mais oferece garantias de diferenciação e, portanto, de possível sucesso para o projecto.
Surpreendentemente, ou talvez não, o que parecia ser uma solução, rapidamente se transformou num problema. E a coesão, senhores?