Editorial
Antecipar o Natal
Há empresas que estão a usar as estratégias de marketing para levar a uma mudança dos hábitos de consumo
A menos de uma semana da noite da Consoada, uma das datas mais aproveitadas para os encontros familiares, já se vive a atmosfera festiva nas principais cidades e vilas da nossa região, com ruas iluminadas, praças decoradas, pistas de gelo, espectáculos de luz e som, pequenos mercados e outras atracções populares. Mas o verdadeiro Natal vai muito além das iluminações e dos presentes. Para ser celebrado na plenitude, deve ser também tempo de amor, solidariedade, união e partilha.
Felizmente, nesta época do ano, não faltam exemplos de quem se mobiliza para fazer a diferença e levar o espírito natalício a quem pouco ou nada tem. Nas páginas que se seguem, damos a conhecer algumas das muitas iniciativas que, de uma forma ou outra, procuram levar conforto, calor humano, esperança e companhia, a crianças desfavorecidas, a reclusos ou a idosos socialmente isolados.
Num outro plano, e para quem tem o orçamento menos apertado, as viagens para o estrangeiro surgem como uma opção cada vez mais procurada, sobretudo por pessoas que estão sozinhas, que já perderam os pais ou que pretendem uma experiência diferente em família. Este ano, os destinos europeus são os mais concorridos.
No que aos hábitos de consumo diz respeito, será que as empresas estão a usar as estratégias de marketing para levar a uma mudança de comportamentos, alicerçada na vontade das famílias em prolongar uma época que transmite magia, sonho e felicidade? Os especialistas consultados pelo JORNAL DE LEIRIA acreditam que sim e explicam porquê.
Do presente para o passado, convidamos o leitor a fazer uma viagem ao mundo dos cheiros e sabores, através da uma incursão na cozinha de uma avó, que faz questão de continuar a colocar na mesa as iguarias típicas do seu tempo, agora confeccionadas com o apoio entusiasmado das netas.
Nesta edição especial, desafiámos ainda os nossos leitores a partilhar os seus presépios, convidámos dois jovens a escrever um conto natalício original e elaborámos uma pequena lista com sugestões de presentes para as compras de última hora. Um feliz Natal.