Opinião

51 anos de uma vida melhor

5 abr 2025 10:58

Com uma revolução pacífica, construímos as ferramentas que garantem a Paz - a única forma de viver melhor, sem medo

Não é fácil fazer um texto optimista nos dias de hoje. Mas se tudo parece mau e desanimador, basta-nos recuar 51 anos para rapidamente nos lembrarmos que, ainda assim, estamos muito melhor agora. Também é verdade que já estivemos melhor ao longo destes últimos 51 anos de democracia.

A força impulsionadora com que fizemos o 25 de Abril de 1974 deu-nos um país melhor porque nos organizámos para o melhorar! Organizámo-nos logo na semana a seguir para fazer o maior 1º de Maio de sempre, organizámo-nos para construir a Constituição da República Portuguesa e, a partir dela, organizámo-nos para construir um sistema de protecção social colectivo chamado Segurança Social, um dos melhores serviços nacionais de saúde do mundo, e um sistema de educação pública universal.

Com uma revolução pacífica, construímos as ferramentas que garantem a Paz - a única forma de viver melhor, sem medo. Parece uma realidade longínqua, tendo em conta o presente. Há, no entanto, lições a tomar do elemento essencial do que se passou há 51 anos: a força emancipadora da organização colectiva!

Os militares que saíram à rua organizaram-se durante meses, reunindo-se, discutindo, preparando, ensaiando o que havia de ser o dia 25 de Abril. E o povo, que saiu à rua de forma espontânea nesse dia feliz, aproveitou todos os que se seguiram para fazer o mesmo, em reuniões de vizinhos, estudantes, trabalhadores e em partidos. Todos queriam dar o seu contributo - e deram! - e daí nasceu um Portugal mais justo, um Portugal infinitamente melhor.

Se hoje nos querem fazer acreditar outra vez que a guerra é a única saída, que o “cada um por si” é a única forma de vida, que não há alternativa às privatizações da Saúde, Segurança Social e Educação, que tanto nos custaram a construir, então temos que voltar a responder como há 51 anos: unidos e organizados. É possível - já foi feito! Só temos de nos juntar outra vez!

Não faltam exemplos de vitórias quando o povo se junta! É difícil, sim! Mas é possível, e é a nossa melhor hipótese de voltarmos ao caminho do progresso e do bem-viver! Dia 25 de Abril, às 16h00, voltaremos a marchar a partir do Mercado de Leiria. Que seja, de novo, um dia para nos organizarmos!