Sociedade
Vigília pelo papa Francisco inicia-se no mural da Jornada Mundial da Juventude em Leiria
Iniciativa realiza-se na noite do dia 25 de Abril
O encontro está marcado para as 21 horas, junto ao mural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na rotunda entre a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, onde terá início a vigília pelo papa Francisco, numa organização do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e da paróquia de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, na noite do dia 25 de Abril.
A organização convida todos os participantes a trazerem uma flor, que será colocada junto ao mural, num gesto simbólico de oração e comunhão. Os jovens são também incentivados a usar camisolas ou t-shirts da JMJ, evocando a memória da jornada vivida em Portugal em 2023, refere uma nota de imprensa da Diocese Leiria-Fátima.
Após este momento inicial, será feita uma caminhada até à Sé de Leiria com a cruz da Jornada Mundial da Juventude, onde decorrerá uma celebração em memória do papa Francisco, "evocando a sua missão como sucessor de Pedro e os marcos mais significativos do seu pontificado".
“A missão do Papa Francisco, sucessor de Pedro, tem uma história de dois mil anos. Hoje, damos graças a Deus por essa história que teve em Francisco um colaborador dedicado e fiel”, refere a organização.
Recordando o início do actual pontificado, será feita memória do momento em que, a 13 de Março de 2013, Jorge Bergoglio surgiu na varanda da Basílica de São Pedro como o novo bispo de Roma, e das suas primeiras palavras ao mundo.
A celebração evoca também a primeira viagem fora de Roma, a 8 de Julho de 2013, quando o Francisco visitou a ilha de Lampedusa, em Itália, gesto que marcou o seu compromisso com os mais vulneráveis, particularmente os migrantes.