Viver

Vânia Colaço expõe “Intermitências” no Museu Joaquim Correia

4 abr 2025 12:25

A exposição debruça-se sobre um período de 25 anos no percurso da artista plástica da Marinha Grande

vania-colaco-expoe-intermitencias-no-museu-joaquim-correia
Vânia Colaço
DR

O ponto de partida é um workshop de desenho de observação orientado pelo artista José Mouga, há 25 anos, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande. A exposição que se inaugura neste sábado propõe um contraponto entre os desenhos antigos (desenhos das peças do mestre Joaquim Correia, elaborados durante esse workshop) e o tipo de desenhos que Vânia Colaço actualmente desenvolve na sua vertente de retratista, nomeadamente, a lápis de cor.

A inauguração de Intermitências está agendada para amanhã, 5 de Abril, pelas 16 horas, precisamente no Museu Joaquim Correia.

Entre pausas e retomas, Intermitências é um testemunho de como o desenho está sempre presente (mesmo após períodos de aparente abandono), consolidando-se nos últimos anos como um elemento essencial e indissociável do percurso artístico de Vânia Colaço, é referido na nota de divulgação.

A exposição vai poder ser vista de quarta-feira a sábado (10h – 13h e 14h – 17h).

Vânia Colaço nasceu e cresceu na Marinha Grande (1980). Licenciou-se em Design de Equipamento em Coimbra e fez Mestrado em Direcção Comercial e Marketing em Madrid. Residiu em Madrid entre 2007 e 2020, onde em 2011 co-fundou o estúdio Avispa, de design gráfico e comunicação.

Desde 2024, o seu trabalho “Lápis Laranja” incorpora a exposição permanente do Museu Municipal de Sever do Vouga. Enquanto artista plástica conta com mais de 20 exposições em centros culturais e galerias de arte. Actualmente reside na Marinha Grande.