Viver
UNESCO dá "Muito Bom" a Caldas da Rainha pelo seu trabalho como "cidade criativa"
"Estratégia cultural e criativa do município está a gerar um impacto real e transformador na vida das pessoas"

A UNESCO, através da sua Creative Cities Network (UCCN), avaliou com uma nota de "Muito Bom", o Município de Caldas da Rainha, no âmbito da sua integração na estrutura das "Cidades Criativas", em 2019.
A classificação, refere-se, reflecte o compromisso nas áreas da criatividade, da cultura e do desenvolvimento urbano sustentável.
Na base da avaliação da UCCN estiveram as iniciativas dinamizadas entre 2020 e 2023, incidindo, sobretudo, no trabalho desenvolvido em 2022 e 2023.
O exercício de avaliação teve por base inúmeros critérios, como o desenvolvimento das indústrias criativas e economia local, a participação e acesso cultural por parte da população, a qualidade da infra-estrutura urbana para a expressão artística, a promoção da inclusão, diversidade e sustentabilidade social, a utilização de tecnologia e inovação para reforçar processos criativos, a governança e parcerias locais e internacionais e a participação em redes de cooperação cultural internacional.
“Este reconhecimento é um sinal evidente de que a estratégia cultural e criativa do município está a gerar um impacto real e transformador na vida das pessoas, tendo por base não só a tradição, mas também a inovação. No futuro, pretende-se fortalecer parcerias internacionais, sobretudo com cidades cerâmicas, para enriquecer a arte local, promover o território e apoiar a exportação, beneficiando artistas, ateliers e a indústria criativa”, afirma, em comunicado, Conceição Henriques, vereadora da Cultura.