Sociedade
Um novo parque verde a nascer em Leiria
Oito hectares em Porto Moniz e Santa Clara, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas
A proposta, lê-se no comunicado do Município, “resolve a ligação entre os Parceiros e Leiria”.
O executivo liderado por Gonçalo Lopes acaba de anunciar luz verde para um novo parque verde, a ser construído em Porto Moniz e Santa Clara, numa área de oito hectares.
Ocupa ambas as margens do rio Lena, no lugar onde a ribeira dos Parceiros aflui.
“Com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas”, refere a autarquia.
Em causa está um investimento superior a 1,2 milhões de euros que constitui o pagamento de compensações decorrentes da lei no âmbito do licenciamento de um loteamento. Será custeado pela empresa Poligreen.
Estão previstas ciclovias e circuitos pedonais com o objectivo de prolongar os corredores de ambas as margens do rio Lena em direcção ao rio Lis e garantir a articulação com os percursos já existentes do Polis.
Serão construídas duas pontes de modo a permitir o atravessamento entre as margens do rio Lena.
O projecto contempla também equipamentos de manutenção e para os mais idosos e duas zonas para crianças e jovens (uma até aos quatro anos e outra para idades dos quatro aos 14).
Na introdução de espécies, o Município pretende ver privilegiada a opção por elencos regionais e autóctones, “por serem os que apresentam maior resiliência e que estiveram durante muitas décadas em regressão, sendo necessário ampliar agora o seu peso no território”: amieiro, freixo, choupo-negro, choupo-de-itália, carvalho cerquinho, sobreiro, salgueiro-branco, tília-comum, carvalho-americano, salgueiro-frágil, zêlha e borrazeira-preta.