Saúde
ULS de Leiria garante aquisição de ressonância magnética de três milhões de euros
Equipamento complementa um projecto que inclui um robot cirúrgico e um sistema de angiografia digital
A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria vai adquirir uma ressonância magnética 3.0T e multi-núcleo para o serviço de imagiologia, um projecto integrado na sub-medida Aquisição de equipamento médico pesado e sistemas cirúrgicos robóticos para as Unidades de Saúde do SNS, enquadrada no investimento do Programa de Modernização Tecnológica do SNS, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, refere uma portaria publicada em Diário da República.
O regime excepcional de execução orçamental foi aprovado, “de modo a agilizar a concretização das medidas de política ou dos investimentos em causa, de forma célere e transparente, aplicando-se ao caso concreto”.
O despacho do secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Nuno Rocha Gonçalves, salienta que a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria está autorizada a assumir um encargo para o ano de 2026, até ao montante máximo global de três milhões de euros, aos quais acresce o valor de IVA à taxa legal para a aquisição e instalação da referida ressonância magnética.
“O encargo resultante da presente portaria não pode exceder, no ano económico de 2026, a importância fixada” e serão “satisfeitos por conta das verbas a inscrever no orçamento da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria”.
Além deste equipamento, o projecto inclui um robot cirúrgico e um sistema de angiografia digital, equipamentos essenciais para melhorar o diagnóstico e o tratamento em várias áreas clínicas.