Desporto

Título nacional de surf vai decidir-se em Peniche

15 out 2025 14:30

O Bom Petisco Peniche Pro, última etapa da competição nacional, está agendado para os dias 24 e 26 de Outubro

titulo-nacional-de-surf-vai-decidir-se-em-peniche
Peniche volta a receber uma competição do calendário nacional
Jorge Matreno/ANSurfistas

A quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025 terá lugar em Peniche, entre os dias 24 e 26 de Outubro, onde será decidido o título nacional da modalidade.

Há 12 candidatos ainda na disputa pelo título: Frederico Ordonhas, Luís Perloiro, João Mendonça, Martins Nunes, Tiago Stock, Jaime Veselko, Tomás Fernandes, Joaquim Chaves, Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro, Matias Canhoto e Frederico Morais (estes dois últimos ainda não têm confirmada a presença no Bom Petisco Peniche Pro).

Segundo a Associação Nacional de Surfistas, Luís Perloiro chega a Peniche na liderança do ranking e na posse da licra amarela, mas é Francisco Ordonhas que surge como candidato ao título, “uma vez que irá assumir a liderança virtual da disputa assim que vestir a licra de competição”. Para o actual campeão europeu júnior, basta-lhe chegar às meias-finais em Peniche para selar o primeiro título nacional da carreira.

Caso Ordonhas falhe o objectivo, Perloiro e João Mendonça estão bem posicionados nesta luta.

Os restantes surfistas precisam de um bom resultado para ascender os lugares mais altos, ficando ainda dependentes de várias combinações de resultados de terceiros.

“Esta é, por isso, uma etapa muito aguardada e onde as expectativas são muito altas para a decisão do título nacional”, pode ler-se em comunicado de imprensa.

O Bom Petisco Peniche Pro vai homenagear Zion Broncchi, jovem promessa do surf português, que faleceu recentemente, vítima de cancro. Todos os competidores desta última etapa vão entrar na água com o nome de Zion Brocchi inscrito nas licras.