Viver

Tindersticks destacam-se na agenda cultural de Leiria para o segundo semestre

5 jul 2024 18:27

Paulo de Carvalho (com a Orquestra Jazz de Leiria), Camané, Carlos Bica, as Rainhas do Auto-Engano e Scott Matthews também constam no cartaz de concertos até ao final do ano

tindersticks-destacam-se-na-agenda-cultural-de-leiria-para-o-segundo-semestre
A banda de Stuart Staples actua em Novembro no TJLS
DR

O mês de Julho é marcado pela recriação histórica Leiria Medieval e em Agosto destaca-se o regresso do ciclo Ágora ao Castelo de Leiria, mas a segunda metade do ano na agenda cultural de Leiria tem nos Tindersticks o principal motivo de interesse, pelo menos, para os fãs da banda de Stuart Staples, que vai actuar no Teatro José Lúcio da Silva, a 9 de Novembro.

A apresentação pelo município teve lugar esta tarde no museu m|i|mo.

Em Agosto, realizam-se os festivais Liz Brass e Extramuralhas e está anunciado um Baile de Candeeiros, já em Setembro, há Leiria Sobre Rodas.

No mês de Outubro, acontece o Prove Leiria Doçaria e evento especial a propósito do Dia das Bruxas, no Castelo de Leiria, enquanto Novembro traz o Ciclo de Música Medieval.

A terceira edição do Festival Leiria Cidade Criativa da Música decorre em Dezembro.

Por Leiria vão passar, também, Paulo de Carvalho (com a Orquestra Jazz de Leiria), Camané, Carlos Bica, as Rainhas do Auto-Engano e Scott Matthews, além das peças de teatro O Meu Amigo H. (com encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu) e Fica Comigo Esta Noite (protagonizada pelos actores brasileiros Miguel Falabella e Marisa Orth).

No Dia Mundial da Ópera, Leiria festeja com o espectáculo Madrugada: as razões de um movimento, encenado por Daniela Cruz. E, para comemorar a liberdade e celebrar a mulher, algumas das melhores vozes femininas da actualidade vão a palco no concerto A Mulher É Uma Arma, em Dezembro.

Durante todo o ano, comemoram-se os 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo e estão previstas sessões de arqueologia, lançamento de livros multiformato e em língua gestual portuguesa e ainda uma conferência científica.

Com “centenas de eventos” em Leiria nos meses de Julho a Dezembro, segundo Anabela Graça, vereadora da Cultura, a agenda do segundo semestre hoje divulgada evidencia uma selecção que está em permanente actualização nas redes sociais e no site Leiriagenda.

A autarca avançou, por outro lado, que dois novos espaços vão acolher actividades: a Black Box (inaugurada em Maio) e uma galeria no Mercado de Sant'Ana que será dinamizada pela população mais jovem.