Economia

Tarifas Trump criam instabilidade na indústria religiosa

16 nov 2025 08:00

As taxas de 15% sobre os artigos europeus acordadas entre os EUA e a UE não estão a poupar o mercado

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Imposto de 15% à entrada dos EUA está a retrair mercados
Cláudio Gameiro
Claúdia Gameiro

As taxas de 15% sobre os artigos europeus acordadas entre os EUA e a UE não estão a poupar o mercado, incluíndo o fabrico de produtos religiosos em Fátima. Activadas a 1 de Setembro, as tarifas de Donald Trump colocam um peso extra de instabilidade a uma indústria que vive ano a ano e vê o mercado internacional, anteriormente tão atractivo, a retrair.

Depois de uma negociação polémica, muito ao estilo do presidente norte-americano, o acordo comercial foi celebrado a 27 de Julho na Escócia entre a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, e Donald Trump, sendo selado a 21 de Agosto, com entrada em vigor em Setembro. Extensível a toda a economia, incluíndo sectores considerados estratégicos, como a indústria automóvel, farmacêutica ou de semicondutores, aos produtos europeus passou a ser aplicada uma taxa de 15% à entrada nos EUA.

Para Francisco Pereira, sócio-gerente da FARUP – Pereira, Silva & Reis Lda, uma fábrica de artigos religiosos em Fátima, num sector de negócios que varia com o mercado das exportações, esta decisão teve um peso substancial na retracção de consumo geral que se sente actualmente. “Foi com o Trump, foi a partir daí que se começou a notar um pouco de retracção nas exportações e no mercado de cá também”, constata, salientando uma onda de choque que criou instabilidade nas empresas europeias e, em consequência, nas portuguesas.

“Todos somos consumidores”, salienta. Com mais de 60 anos de experiência, a FARUP tem consciência de que trabalha no mercado da fé e que esta, embora seja a última coisa a desaparecer, também tem os seus ciclos. “Vamos ver como o mundo vai evoluir. Estamos a atravessar uma situação um pouco conturbada, com esta questão das tarifas dos EUA. Afecta em tudo. Um artigo que chegava a um preço, agora paga mais 15%”, reflecte.

Em 2023, a FARUP foi a fábrica responsável por alguns dos artigos oficiais das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), como terços e imagens. “Foi um evento específico, não é uma coisa que fique”, explica, adiantando que neste momento prepara o Natal e já tem representações do “santo millennial”, Carlo Acutis, antevendo a procura. Mas estes pequenos mercados de venda, explica, tanto aparecem como desaparecem. “Como este não é um artigo de primeira necessidade, temos que ir acompanhando a economia em geral”, refere.

“Qualquer conjuntura menos favorável reflecte-se nestes produtos que não são essenciais. Tenta-se sempre manter o foco nas vendas, tentar optimizar as vendas, tentar aproveitar todos os nichos que apareçam, para nos mantermos vivos. E é por isso que ainda aqui estamos”, conclui.

Segundo as estatísticas do Santuário de Fátima, o continente americano representou 27% dos grupos organizados que visitaram a cidade em 2024, com os EUA a encabeçar esta lista.