Viver
Taberna do T’Izelino testemunha história da Nazaré há 200 anos
Espaço emblemático serve petiscos e reconta episódios da vila
“Esta casa era da mãe de um tio do meu avô”, conta João Tavares. Feitas as contas, a Taberna do T’Izelino já soma uns 200 anos de história. E, por isso, deixou de ser apenas um espaço com uma excelente vista sobre o mar, onde se come marisco bem fresco, para se tornar também num cantinho emblemático, que testemunha e reconta episódios de uma vida difícil, de quem pouco ou nada tinha, na pequena vila da Nazaré.
Originalmente, este imóvel juntava de um lado uma mercearia e, do outro lado, a taberna. Por cima, ficava uma habitação. E sempre foi um edifício mantido nesta família, gente deste concelho, realça João Tavares.
De um lado, vendia-se desde o açúcar à farinha a granel. Do outro, serviam-se copos de vinho. E era também naquela loja que se vendia material de pesca para gentes de toda a parte. A família tinha uma fabriqueta de fio de algodão, para as redes, e ali se comercializava desde fio, canas e carretos. “Até dos Açores vinham aqui comprar”, relata o actual proprietário.
Uma das particularidades desta casa está na sua vizinhança. A escassos 30 centímetros de distância, já depois de ter sido construída a taberna, havia de nascer a Igreja de Santo Ant&o
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.