Sociedade

Sucesso escolar é três vezes maior nos alunos cujas mães têm formação superior

8 set 2016 00:00

Estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciências indica que as habilitações literárias das mães têm influência no sucesso escolar dos alunos do 3.º ciclo do ensino público

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Sucesso escolar é cada vez mais uma palavra utilizada na sociedade. Políticos, professores, pais e até alunos, todos apregoam a necessidade de ter boas notas, ser bem sucedido na escola, pois só assim terão garantido um futuro melhor, mesmo que o desemprego seja um fantasma que paira sobre qualquer um. Mas ter sucesso escolar não é uma fórmula matemática que se possa aplicar, treinar e ter garantia que o resultado vai ser positivo.

São muitas as variantes que podem levar ao (in)sucesso escolar: desigualdades sócio-económicas, escolaridade dos pais, bons professores, motivação, aposta precoce na leitura e até mesmo a mensagem da importância da escola que é passada pelos pais aos jovens. Dificilmente um aluno terá predisposição para estudar se no seu meio familiar ouvir que alguém se 'safou bem na vida' sem grande escolaridade ou até a posição que os encarregados de educação tomam quando os docentes os alertam para a indisciplina dos filhos.

Um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), divulgado em Fevereiro deste ano, indica que as habilitações literárias das mães têm influência no sucesso escolar dos alunos do 3.º ciclo do ensino público, em Portugal. Apesar disso, a escola pode contrariar esta tendência, admite ainda o relatório Desigualdades Sócio-económicas e Resultados Escolares.

O documento refere que alunos cujas mães têm habilitações literárias mais altas, alcançam 71% de sucesso escolar, ao passo que os alunos cujas mães têm uma escolaridade mais baixa, ficam-se apenas nos 19%.

O documento da DGEEC revela ainda que entre os alunos que não recebem qualquer apoio da Acção Social Escolar (ASE), a percentagem de percursos de sucesso no 3.º ciclo é de 49%. Entre os alunos com maior apoio ASE (escalão A), ou seja, oriundos de famílias com menores recursos económicos, a mesma percentagem de percursos de sucesso é de apenas 20%.

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