Viver

Sessão especial na Marinha Grande. Uma estreia e mais dois filmes com banda sonora de André Barros

5 dez 2024 09:57

O programa tem entrada gratuita e inclui o visionamento inédito do videodança Ways To Say, além da projecção de duas longas-metragens, a primeira no género de terror e fantasia e outra, filmada durante a pandemia, que retrata os dias de uma mãe solteira com um filho autista

sessao-especial-na-marinha-grande-uma-estreia-e-mais-dois-filmes-com-banda-sonora-de-andre-barros
Imagens captadas na Islândia, onde o músico tem trabalhado com regularidade
DR

Ways To Say é uma curta-metragem em formato videodança que conta com uma composição original de André Barros gravada no estúdio da Islândia onde o músico da Marinha Grande estagiou como engenheiro de som e a que regressa com frequência: Sundlaugin, a casa dos Sigur Rós.

A estreia acontece no sábado, 7 de Dezembro, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, durante a sessão Bandas Sonoras Para Cinema, que inclui mais dois filmes com música da autoria de André Barros.

Ways To Say, assinado por Vilius Petrikas e protagonizado pela bailarina Joana Inês Santos, apresenta, segundo a sinopse,paisagens gélidas da Islândia, com vários cenários naturais de cortar a respiração, numa série de sequências oníricas imaginadas pelos dois, onde os sons neoclássicos parecem flutuar nos ventos islandeses”.

O programa começa às 16 horas e a entrada é gratuita.

A abrir a tarde, está agendada a exibição da longa-metragem Leda, do realizador Samuel Tressler IV, uma produção independente, norte-americana, a preto e branco e sem diálogos.

Leda é “uma nova e ousada reimaginação do mito grego Leda e o Cisne”, que “ganha vida como um conto contemporâneo de terror popular”, pode ler-se na nota de divulgação. “Uma impressionante e misteriosa viagem pela fantasia que transporta o antigo mito para as florestas escuras e lagos profundos que rodeiam uma mansão de meados do século XIX”.

Depois de Leda e Ways To Say, o dia termina com a projecção de outra longa-metragem, Because We Are Too Many, que “conta a história de uma mãe solteira, forçada a enfrentar o seu passado sombrio enquanto cria o seu jovem filho autista”. Um filme gravado em Glasgow (Escócia) durante a pandemia. A realizadora – Eve Leonard, que estará na Marinha Grande este sábado para conversar sobre o projecto – e o filho desempenham os papéis principais.