Viver

Serralves mostra em Leiria obras de João Paulo Feliciano

22 out 2025 09:18

Segunda exposição acolhida na Villa Portela

serralves-mostra-em-leiria-obras-de-joao-paulo-feliciano
Subir ao palco / Back home abre no sábado e fica patente ao público até 28 de Fevereiro de 2026
DR

Artista visual e músico, João Paulo Feliciano marca o meio cultural português desde a década de 80. Integrou as bandas Tina and the Top Ten, No Noise Reduction e Real Combo Lisbonense, colaborou com Lee Ranaldo (Sonic Youth) e criou a editora Pataca Discos (que lançou os primeiros trabalhos da cantora e compositora Márcia e do colectivo You Can't Win, Charlie Brown).

Em paralelo, expõe regularmente há mais de 40 anos, incluindo exposições nos Estados Unidos, Brasil e Inglaterra.

Este sábado, 25 de Outubro, pelas 17 horas, os Laboratórios Criativos do Centro de Artes Villa Portela, em Leiria, recebem a abertura da exposição Subir ao palco / Back home, com curadoria de Joana Valsassina, em que, segundo a nota de divulgação, João Paulo Feliciano (Caldas da Rainha, 1963) propõe uma reflexão sobre o regresso, a memória e o papel do artista como intérprete do seu tempo.

Subir ao palco / Back home reúne um conjunto de obras (colagens, instalações e assemblagens de grande e pequeníssima escala) da colecção de Serralves e da colecção do artista, que confirmam um percurso multifacetado.

Fruto da colaboração com o município de Leiria, Subir ao palco / Back home integra o Programa de Exposições Itinerantes da Colecção de Serralves que tem por objectivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

A exposição pode ser vista até 28 de Fevereiro de 2026.