Viver
Seis filmes de Fernando Lopes voltam à exibição
Disponíveis também nas plataformas digitais e em DVD
Fernando Lopes (1935-2012) foi fundador e director da RTP 2. Ligado ao movimento que ficou conhecido como Cinema Novo, assinou documentários e ficção. Formou-se na London Film School nos anos 60 e estagiou em Hollywood.
Natural de Maçãs de Dona Maria, no concelho de Alvaiázere, faria 90 anos neste domingo, 28 de Dezembro.
A distribuidora Midas assinala a efeméride com o relançamento (em novas versões digitais) das seis primeiras longas-metragens do realizador, incluindo Belarmino, Uma Abelha na Chuva e O Fio do Horizonte.
O programa de comemorações vai prolongar-se ao longo do ano de 2026.
Hoje, o Cinema Ideal, em Lisboa, apresenta os seis filmes em sessões com entrada gratuita.
Depois, está anunciada uma edição em DVD, serão disponibilizados nas diversas plataformas e acompanhados pela edição de uma monografia com textos, entrevistas e inéditos de Fernando Lopes.
Alguns deles podem entretanto ser vistos na RTP 2.
Fernando Lopes, que realizou também A Crónica dos Bons Malandros e O Delfim, é considerado uma referência do cinema português.
Foi condecorado pelo então Presidente da República Mário Soares com a Ordem do Infante D. Henrique e distinguido pelo governo francês com a Ordem do Mérito Artístico. Recebeu o prémio especial do Fantasporto como reconhecimento de carreira.
Em Câmara Lenta, o seu último filme, de 2012, é uma produção de Paulo Branco, com argumento de Rui Cardoso Martins, e tem como protagonistas Rui Morrison, João Reis, Maria João Bastos e Maria João Luís.