Saúde
Sabia que pode tomar banho depois de comer, sem risco de vida?
“Não andes descalça que te constipas.” “Não vás para a rua com o cabelo molhado.” “Laranja à noite mata”. Estes são alguns alertas, que, certamente, já deve ter ouvido. Sempre que abordamos o tema da saúde, há sempre alguém com um conselho milagroso
Poucos sabem de onde vêm estas crenças, mas a maioria são ensinados em casa, pelas nossas mães e avós, e outros surgem na internet ou outros meios de comunicação. O facto é que estas ideias são passadas de geração em geração e acabam por se tornar verdades inabaláveis, embora a maioria não tenha qualquer fundamento científico.
São apenas uma mistura de meias verdades com sabedoria popular. António Vaz Carneiro é médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde também dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência.
É ainda o director do Programa Harvard Medical School-Portugal, que tem duas vertentes principais: a investigação e a divulgação de informação cientificamente validada disponibilizada em várias plataformas, incluindo redes sociais.
Neste sentido, o JORNAL DE LEIRIA foi ouvir o especialista e tentar desmistificar algumas crenças populares. António Vaz Carneiro considera que a “única maneira” de acabar com estes mitos é a “disponibilização de informação científica médica de alta qualidade, apresentada de maneira compreensível e garantida pelas fontes que a veiculam”.
Ideias comuns: Verdade ou mentira?
Andar descalço no chão frio ou ir para a rua após um banho quente provoca constipações/gripes: é um mto. Em ambos os casos: a constipação é provocada por um vírus, não pelo frio. Os esquimós Inuit da Groenlândia nunca se constipam, apesar de viverem com uma média anual de temperaturas da ordem dos - 30º. É que a esta temperatura os vírus não conseguem sobreviver…
Comer laranjas previne constipações e gripes: Não há nenhum estudo credível que prove que a vitamina C seja uma medida preventiva eficaz da gripe.
Canja de galinha ajuda a curar constipações: É um mito.
Xarope de cenoura e mel ajudam a curar constipações/gripes: É um mito.
Beber um copo de água antes das refeições tira a fome: Sim, a ingestão de líquidos pode – pela sensação de plenitude gástrica – diminuir a fome. O mecanismo tem a ver com um reflexo normal que liga a dilatação gástrica à diminuição da fome. Como o estímulo mais importante de cessação da fome – o aumento da glicémia plasmática - é tardio (só se dá após absorção dos alimentos), tem de haver um precoce que impeça que o homem coma excessivamente, para além das suas necessidades.
Comer laranja à noite "mata": É um mito.
Lavar o cabelo todos os dias provoca queda de cabelo: Poderá ser verdade, dependendo do PH e do tipo de shampoo utilizado.
Apanhar correntes de ar provoca "pontada" no pulmão: É o mesmo mito que o da gripe.
Cortar o cabelo ou unhas depois de comer pode provocar congestão: É um mito.
Mastigar um grão de café corta o efeito do álcool: É um mito.
Tomar banho a seguir a uma refeição provoca congestão: É um mito. Nos estudos sobre afogamento ou quase-afogamento a ingestão de alimentos não aparece como um factor de risco primordial. Só a ingestão de álcool é que é perigosa em termos de risco de afogamento.
Os espinafres dão muita força: É um mito
A cenoura faz os olhos bonitos: É um mito. A vitamina A é necessária para uma visão normal (de base neurológica), mas nada faz em relação à beleza dos olhos…
Beber líquidos às refeições engorda: É verdade, mas apenas se forem líquidos com valores calóricos elevados… (tipo coca-cola, vinho, sumos)
A grávida deve comer por dois: É um mito. Bem pelo contrário. Deve ganhar o peso ideal de uma gravidez normal (mais ou menos um quilo por mês),
Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente