Viver

Rui Zink, Luís Afonso e o humor de SAM hoje no festival Versátil, que começa em Leiria

1 jun 2024 10:46

Durante dez dias, os livros estão no centro de uma programação com música, teatro, exposições, dança e outras artes que ocupa vários espaços no centro da cidade

rui-zink-luis-afonso-e-o-humor-de-sam-hoje-no-festival-versatil-que-comeca-em-leiria
O Guarda Ricardo, uma das personagens criadas por SAM
DR

É a partir do Jardim Luís de Camões que a nova feira do livro de Leiria, agora com o nome Versátil, envolve a cidade numa festa que celebra a literatura e a relação das letras com a música e outras artes.

No arranque, este sábado, 1 de Junho, Rui Zink e a ilustradora Paula Delecave falam sobre o livro O Avô Tem uma Borracha na Cabeça, pelas 11:30 horas.

Ainda Rui Zink, noutra conversa, com Luís Afonso, às 15 horas, que assinala a inauguração, no foyer do Teatro José Lúcio da Silva, da exposição Não ria. O humor é um assunto muito sério - 100 anos de SAM, a comemorar o centenário do nascimento do cartoonista Samuel Azavey Torres de Carvalho (SAM), referência no último quartel do século XX, em que criou personagens como o Guarda Ricardo ou a melancólica Heloísa. Depois do 25 de Abril, passou pelo Diário de Notícias, Expresso, A Capital e Público e, entre outra obra, desenvolveu um conjunto de filmes em parceria com o actor Mário Viegas.

Uma hora mais tarde, às 16 horas, Isabel Meira e Andreia Brites debatem a leitura no mundo dos ecrãs múltiplos, no Jardim Luís de Camões, no primeiro dos debates sob o mote “E depois da liberdade”, o tema do festival Versátil em 2024.

Entre 1 e 10 de Junho, a programação contempla 119 acções e a presença de mais de 100 convidados, entre autores, ilustradores, músicos e outros artistas.

Dulce Maria Cardoso, Jeferson Tenório, Manuel Alegre, Rachel Caiano, António Jorge Gonçalves, Ana Margarida de Carvalho, Raquel Varela, Hugo Van Der Ding, Bruno Vieira Amaral, André Carrilho, Valter Hugo Mãe, Martim Sousa Tavares, Hugo Gonçalves, Fernando Alves, Bernardo Pires de Lima, Joaquim Vieira, João Pedro Mésseder, José Fanha e Rita Canas Mendes são alguns dos nomes anunciados.

Outros protagonistas, diariamente, são os escritores e criadores de Leiria e da região.

Participam oito livrarias da cidade: Americana, Arquivo, Bertrand, Boa Leitura, Fnac, Note, Letras & Livros e Papelaria Afa's. E ainda a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Há muito por onde escolher, com lançamentos e autógrafos, mas, também, cinema, exposições, artes plásticas, dança, teatro, stand-up comedy, música e performances de rua. E um jantar com os autores Bruno Vieira Amaral e Martim Sousa Tavares.

Mais agenda do primeiro dia

Neste sábado, 1 de Junho, os autores locais em destaque são Tânia Bailão Lopes, Filipe Santos, Cheila Roça, Maria Fernanda Estrela e Paula Cristina Ferreira.

Também hoje, começa a ser pintado um mural, com orientação de Joana Rosa, e o mote “O que desejo e imagino para o futuro da família?”

Às 19 horas, a banda Catraia apresenta o concerto “Eu gosto de sopa”, para a infância.

Às 10:30 horas e às 17 horas, o Palco Versátil recebe espectáculos de dança pela Escola Clara Leão.

Ainda neste dia inaugural do Versátil, nota para a entrega dos prémios da 8ª edição do concurso de ilustração de contos infantis promovido pela Câmara Municipal de Leiria, uma conversa sobre o mundo Manga e as suas origens, e, depois das 20:30 horas, na Praça Rodrigues Lobo, o concurso Crianças ao Palco.

Domingo com Camões e Eça

Amanhã, domingo, 2 de Junho, há roteiro literário dramatizado com a companhia de teatro O Gato, no centro histórico de Leiria, depois das 11 horas, baseado na obra O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós.

Ana Margarida de Carvalho e Alexandre Andrade debatem sobre o conceito de Democracia, e os desafios literários que coloca, e Fernando Alves e Hugo Gonçalves falam sobre a construção da memória a partir da revolução, da crónica jornalística e na ficção.

Pelas 19 horas, um concerto documentário, com Vox Angelis, celebra “Camões: 500 Anos - História, Música e Poesia”.

Além do Jardim Luís de Camões, a primeira edição Versátil acontece no Museu de Leiria, no Teatro Miguel Franco, no Teatro José Lúcio da Silva, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, na Praça Rodrigues Lobo, na Igreja da Misericórdia, no Banco das Artes Galeria e na Casa Museu Centro Cultural João Soares, nas Cortes, onde Isabel Soares e João Soares vão falar sobre o pai, Mário Soares, no imóvel que evoca o avô, João Soares.