Viver
Ronda Poética ocupa ruas e edifícios de Leiria nos próximos seis dias
António Carlos Cortez, Rui Lage, José Gardeazabal, João Melo, Zetho Cunha Gonçalves, António Tavares, Regina Guimarães e Nuno Júdice marcam presença na Ronda Poética em Leiria, que inclui teatro, artes plásticas, cinema e concertos da Lisbon Poetry Orchestra, de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado, dos pianistas João Paulo Esteves da Silva e Artur Pizarro e, ainda, de Sérgio Godinho
Na soma de actividades que além da poesia avançam através da música e das artes visuais, do teatro e do cinema, a Ronda Poética reúne nomes como António Carlos Cortez, Rui Lage, José Gardeazabal, João Melo, Zetho Cunha Gonçalves, António Tavares, Regina Guimarães e Nuno Júdice.
Entre 20 e 25 de Abril, em Leiria, acontece na rua, em museus, em escolas, nos teatros, no castelo, no mercado e numa antiga igreja, no hospital e até na prisão-escola.
Além da apresentação do primeiro livro de poesia de José Luís Tinoco, com o título Perseguição dos Dias, prevista para domingo, 23, não faltam outros motivos de interesse.
Só no programa principal, há mais de 30 acções, a que se somam as 115 iniciativas do programa comunitário.
Amanhã, 20 de Abril, pelas 21:30 horas, o Teatro José Lúcio da Silva recebe o espectáculo Estro / Watts – Poesia da Idade do Rock, com encenação de Gonçalo Amorim e música original de Paulo Furtado.
Inspirado por um verso de Sophia de Mello Breyner, “a paz sem vencedor e sem vencidos”, o festival debruça-se sobre o tema “poesia em tempo de guerra” e inclui quatro mesas: as guerras coloniais, as guerras civis e interétnicas, as guerras de religião e a guerra na Europa.
António Tavares, João Melo, José Manuel Mendes e Zetho Cunha Gonçalves, com moderação de António Carlos Cortez, falam sobre poesia e guerras coloniais; Alfredo Pérez Alencart, António Carlos Cortez e Ozias Filho abordam as guerras civis e interétnicas, com moderação de Luís Filipe Castro Mendes; Alfredo Pérez Alencart, José Gardeazabal, Regina Guimarães e Maria Rochicchio, com moderação de Carlos Ascenso André, debatem a poesia e as guerras de religião; e, ainda, Lauren Mendinueta, Maria Andresen, Nuno Júdice e Rui Lage, com moderação de António Carlos Cortez, discutem a poesia e a guerra na Europa.
Dia 21, às 21:30 horas, o Teatro Miguel Franco acolhe a Lisbon Poetry Orchestra e o concerto Os Surrealistas, antes da sessão de poesia e música Ruído Vário – Canções com Pessoa, de Ana Deus e Luca Argel, no museu m|i|mo, às 23 horas.
No sábado, pela manhã, a companhia O Gato dinamiza o Roteiro dos Poetas e durante a tarde é apresentado, na Igreja da Misericórdia, o número 7 da revista Acanto.
Ainda no sábado, destaque para o recital de canto e piano com João Paulo Esteves da Silva e a filha, Nazaré da Silva, no Teatro Miguel Franco.
No domingo, há concerto do pianista Artur Pizarro, exclusivamente com obras para mão esquerda, no Teatro Miguel Franco, onde na segunda-feira é exibida uma curta-metragem de João César Monteiro sobre Sophia de Mello Breyner, seguida de conversa com Margarida Gil e poetas convidados.
Também na segunda-feira, Luís Osório modera Uma Conversa Entre Nós com Mário Centeno (antigo ministro das Finanças, actual governador do Banco de Portugal) e Gonçalo Lopes (presidente da Câmara Municipal de Leiria).
Na terça-feira, Sérgio Godinho actua no Teatro José Lúcio da Silva e Luís Lucas e Manuel Wiborg (dos Artistas Unidos) dizem poesia de autores ucranianos na Igreja da Pena do Castelo de Leiria.
Durante a Ronda Poética, serão apresentados os livros Aprender a usar a baioneta em tempo de guerra, de António Tavares, ilustrado por Alfredo Luz; A Inclinação das Ervas, de Carlos Lopes Pires; Flor de Fumo e Outros Poemas, da iraniana Nadia Anjuman, que morreu assassinada pelo marido; e A Vocação Suspendida, de Lauren Mendinueta.
No cruzamento da poesia com a música, estão previstos vários momentos, além dos já referidos: Poemas Musicados de Sophia de Mello Breyner Andresen, O Guardador de Versos, de David Teles Ferreira com Beatriz Sá Vieira; e Poesia Musicada de Afonso Lopes Vieira, com o coro infantil do jardim-escola João de Deus e o maestro Joaquim Narciso.
No programa do festival constam também os espectáculos Poesia para salvar o mundo (com Ana Cristina Pereira, Filipe Lopes, José carlos Tinoco e Marco Figueiredo), Quem vai à guerra dá e leva (por A Bolha - Teatro com Marionetas) e Diário de quem ficou (teatro com Cátia Ribeiro, Ana Padrão e Paulo Kellerman).
O actor Pedro Lamares declama poesia em A poesia é uma arma carregada de futuro e está agendada uma evocação dos serões literários das Cortes, que estão na génese da Ronda Poética.
Outros destaques são o workshop Aguarelas Poéticas, com Hirondino Pedro Duarte, e a sessão poetry slam.
No programa comunitário, entre dezenas de outras actividades, várias delas com escolas, sobressai a maratona de poesia no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens com declamação de poesia pelos reclusos, a intervenção poética no Centro de Acolhimento de Jovens em Perigo Lar Santa Isabel, a acção Quando o Doutor me prescreve um poema no Centro Hospitalar de Leiria (leitura de poemas infanto-juvenis nas salas de espera do serviço de pediatria, psiquiatria e pedopsiquiatria – consulta externa, e elaboração e ilustração de poemas em forma de origami, avisão de papel ou chapéu) e a iniciativa Aqui ronda o meu poema (exposição de poemas e composições poéticas da autoria de alunos, reclusos e população sénior).