Desporto
Rodrigo Monteiro brilha no Europeu de futsal de sub-19, onde já é o melhor marcador de sempre
O jogador assinou dois 'hat-tricks' e, contando o golo na partida inaugural, é já autor de sete golos na competição

Tem apenas 19 anos e já mostra que pretende ser um nome reconhecido no futsal nacional. Rodrigo Monteiro, de Pombal, tem demonstrado o seu talento no Campeonato da Europa de Futsal de sub-19, onde já se tornou no melhor marcador de sempre, com sete golos.
Nos três jogos da fase de grupos, assinou dois ‘hat-tricks’ e marcou outro golo na partida inaugural, contribuindo para a ida da selecção nacional às meias-finais da competição.
O conjunto luso cumpriu um pleno de vitórias na fase de grupos (7-1 contra a Itália, 0-4 contra a Ucrânia e 10-0 contra a Moldávia) e o adversário para as meias-finais será a Eslovénia, numa re-edição das meias-finais de 2023, onde a selecção venceu os eslovenos por 3-2. O encontro está marcado para as 18:30 de hoje, sexta-feira.
“Nunca imaginei que teria agora sete golos. Gosto de marcar e vim para cá com esse objectivo, mas a minha prioridade é ajudar a equipa a ganhar na sexta-feira e espero que, domingo, consigamos ganhar o ‘caneco’, que é o mais importante. Não sou nada sem a equipa. Só todos juntos é que conseguiremos vitórias”, afirmou o atleta pombalense à Federação Portuguesa de Futebol.
Nascido em 2006, Rodrigo Monteiro iniciou a sua formação de futsal no Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Pombal, na época 2013/2014, onde permaneceu cerca de 10 anos, até ser chamado ao Burinhosa, em 2023/2024.
Deu provas do seu talento e conquistou espaço na equipa principal, na época passada, cumprindo 26 jogos recheados com 14 golos.
Nesta nova época, o jogador estreou-se na principal divisão nacional de futsal, ao serviço do Ferreira do Zêzere.
Foi chamado, pela primeira vez, à selecção nacional em Março de 2024, e, desde aí, já conta com 15 internacionalizações.