Sociedade

Risco de cheias ameaça 8.500 pessoas e 16 mil empresas no distrito

14 nov 2024 12:00

No distrito, há seis áreas com perigo “significativo” de inundações, que podem afectar perto de 8.500 habitantes. Os planos de gestão de risco já foram aprovados, mas tardam em sair do papel

risco-de-cheias-ameaca-8500-pessoas-e-16-mil-empresas-no-distrito
Cheias de 2006, espalharam um rasto de destruição na região
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

São seis as áreas identificadas no distrito como de risco elevado de cheias. De acordo com o Relatório do Estado do Ambiente 2024, recentemente divulgado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), há três locais críticos em Alcobaça: cidade, Benedita e São Martinho do Porto. As outras três “áreas de risco potencial significativo de inundações (ARPSI)” na região são a bacia hidrográfica do Lis, a cidade de Pombal e as margens do rio Arnóia, em Caldas da Rainha.

De acordo com os respectivos planos de gestão de risco de inundação (PGRI), actualizados este ano, nestas seis áreas vivem perto de 8.500 habitantes e existem quase 16 mil empresas, que se encontram em situação de vulnerabilidade perante episódios de cheia. A nível nacional, o levantamento da APA, identificou 63 áreas com risco elevado, 47 das quais de origem fluvial/pluvial e 16 localizadas junto à costa. Essas zonas abrangem 106 municípios e perto de 105 mil pessoas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ