Viver
Ricardo Araújo Pereira na Arquivo para falar de Deus, morte e humor
O humorista e o jornalista leiriense João Francisco Gomes são autores do livro O Que é Que eu Estou Aqui a Fazer?
Ricardo Araújo Pereira e João Francisco Gomes conversam na livraria Arquivo, em Leiria, esta segunda-feira, 16 de Dezembro. O humorista e o jornalista natural de Leiria que escreve no Observador são autores do livro O Que é Que eu Estou Aqui a Fazer?, em que falam sobre Deus, a fé, o humor e a morte.
Ricardo Araújo Pereira, que a sinopse partilhada pela editora Tinta da China apresenta como um dos ateus mais públicos de Portugal, mas proprietário de uma colecção de bíblias e inúmeros livros sobre religião, entra no debate filosófico em torno dos argumentos para a existência de Deus, estabelecendo pontos de contacto entre a comédia e a teologia.
A sessão está agendada para as 18:30 horas.
“Apesar de ter estudado em escolas religiosas, Ricardo Araújo Pereira é ateu e fala regularmente sobre isso em público. É com frequência o ateu convocado para conferências e debates sobre questões existenciais entre crentes e não-crentes. Sempre que escreve sobre o seu tema de eleição — o humor —, debruça- se inevitavelmente sobre as religiões, a Bíblia e a história da Igreja Católica. É um ateu fascinado pela questão de Deus”, pode ler-se na sinopse. “Admite que humor e religião têm algo em comum: talvez sejam respostas paralelas às grandes inquietações da Humanidade”.
Nascido em 1995 em Leiria, João Francisco Gomes é jornalista e escreve no Observador desde 2016, maioritariamente sobre as religiões, a espiritualidade, o ambiente e as alterações climáticas. Foi um dos autores de uma série de reportagens de investigação sobre os abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, publicada em 2019 e distinguida com o Prémio Gazeta de Multimédia.
João Francisco Gomes escreveu também Roma, Temos um Problema – Como a Igreja Católica lidou com dois mil anos de abusos sexuais, livro editado em 2021.