Sociedade

Reciclagem na região aumentou 6% no último ano

24 fev 2025 15:20

A recolha selectiva nos concelhos abrangidos pela Valorlis permitiu enviar para reciclagem 18.310 toneladas de resíduos

reciclagem-na-regiao-aumentou-6percent-no-ultimo-ano
Recolha de embalagens plásticas, metálicas e ECAL cresceu 9%
Ricardo Graça

O sistema da Valorlis, que abrange os concelhos Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, recolheu, no último ano, 18.310 toneladas de resíduos através dos ecopontos. Esse valor, representa um aumento de 6% face a 2023.

Em comunicado, a empresa responsável pela valorização de resíduos urbanos naqueles municípios adianta que o maior aumento registou-se nas embalagens plásticas/ metálicas/ ECAL, com um total de 4.886 toneladas recolhidas, valor que se traduz num incremento de 9% relativamente ao ano anterior.

Também no papel/cartão houve um incremento de 8% do material recolhido, com um total de 7.208 toneladas. Em relação ao vidro, foram encaminhadas para a reciclagem 6.215 toneladas, ou seja, mais 2% do que em 2023.

Para fomentar o aumento da reciclagem de vidro, a Valorlis tem em curso dois projectos-piloto direccionados para a restauração e hotelaria - Marinha+Vidro e o Com o vidro no coração -, nos quais estão a ser testadas “novas soluções tecnológicas” para a recolha deste tipo de material.

Em comunicado, a Valorlis destaca ainda a recolha de 946 toneladas de “outros materiais”, como equipamentos eléctricos e electrónicos, sucatas e madeiras, entregues nos ecocentros, valor que representa “um acréscimo de 37% face ao ano anterior”.

Citada naquela nota de imprensa, Marta Guerreiro, administradora-executiva da Valorlis, destaca o empenho da população neste processo. “Verificámos por mais um ano que os munícipes da nossa área de actuação continuam comprometidos com a causa da reciclagem. Este é um compromisso que todos teremos de reforçar e potenciar em prol de um melhor ambiente e um futuro mais sustentável”, assinala a responsável.