Viver

Realizador de Leiria premiado em Espanha com filme que retrata a relação entre mãe e filha

18 jun 2024 09:46

Curta-metragem de Frederico Custódio, com música de André Barros, na lista de vencedores do 52.º Festival Internacional de Cinema de Huesca

realizador-de-leiria-premiado-em-espanha-com-filme-que-retrata-a-relacao-entre-mae-e-filha
A actriz Consuelo Trujillo
DR

As Plantas Não Dormem venceu a categoria para melhor primeiro filme de ficção, o Prémio Alberto Sánchez Debut Iberoamerican Danzante, do 52.º Festival Internacional de Cinema de Huesca, em Espanha.

A curta de Frederico Custódio, realizador de Leiria que também assina o argumento, conta com música original de André Barros, compositor da Marinha Grande. Os dois já tinham trabalhado juntos em Brin D'Amour.

Referindo-se ao Festival de Cinema de Huesca como um dos “mais importantes” organizados em Espanha, Frederico Custódio reconhece a “enorme alegria” por ter sido premiado na edição deste ano.

Las Plantas No Duermen, no título original, todo gravado em Sevilha, “levanta questões que se prendem com a nossa relação com a morte e de que maneira o ressentimento e o nosso passado podem ser impedimentos a uma vida, passe o pleonasmo, mais viva”, comentou o realizador com o JORNAL DE LEIRIA, em Janeiro, aquando da conclusão do projecto.

Ao longo de 16 minutos, a narrativa “propõe uma leitura em várias camadas” de “temas que são universais” e desenvolve-se através da ligação “entre duas mulheres, mãe e filha”, personagens interpretadas por Consuelo Trujillo e Violeta Orgaz. No elenco constam ainda Andrés Waksman, Gladys Guzmán e Joaquín Perle.

Da equipa fizeram também parte o director de arte Fran Cisneros e, como responsável pela fotografia, Martí Herrera.

Frederico Custódio fundou em 2016, em Madrid, a produtora Inner Motion Films.