Viver

Ravenna Escaleira. Um saxofone na Igreja da Pena abre o novo ciclo de música exploratória

3 mai 2024 09:05

O primeiro dos 10 concertos que trazem a Leiria as sonoridades mais disruptivas

ravenna-escaleira-um-saxofone-na-igreja-da-pena-abre-o-novo-ciclo-de-musica-exploratoria
Primeiro concerto do CMEP acontece no sábado pelas 19 horas
Fotoplasta

Um dos álbuns disponibilizados por Ravenna Escaleira na plataforma Bandcamp é a gravação do concerto de 7 de Outubro no Out. Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro. Nos últimos meses, os passos da artista originária do Porto, que entretanto se fixou em Lisboa, incluem também a Galeria Zé dos Bois e as salas da Cossoul e da SMUP na Parede. No fim-de-semana que está pela frente, cabe-lhe abrir o 4.º Ciclo de Música Exploratória Portuguesa organizado em Leiria pela Fade In, numa edição que encerra, lá para Novembro, com a actuação de Nuno Rebelo, um dos fundadores, nos anos 80, do projecto Mler Ife Dada.

Também com trabalho relacionado com a poesia e as artes visuais, e passagens por Brasil, Espanha e Itália, no próximo sábado, 4 de Maio, com início às 19 horas, Ravenna Escaleira apresenta-se a solo com saxofone e vai aproveitar a acústica da Igreja da Pena, no Castelo de Leiria.

No arranque do 4.º Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, a Fade In reafirma o conceito que está na origem da programação iniciada em 2021: “Um contínuo desfile de outras músicas, frescas pela singularidade, disruptivas pelas regras que quebram, vanguardistas pelos novos caminho que trilham”, pode ler-se numa publicação partilhada nas redes sociais. “A imensa minoria que tem assistido com uma fidelidade impressionante a estes concertos ao longo dos anos legitima o nosso trabalho e mantém-nos motivados nesta busca incessante de talento, risco e inventividade”.

Ainda em Maio, actuam os Hidden Horse. No mês de Junho, é a vez de Ondness e Ben Yosei. Em Julho, a Fade In convida Voltaic Trio e Nzungu & Katerina L’Dokova. Depois de uma pausa, o 4.º Ciclo de Música Exploratória Portuguesa regressa a 21 de Setembro com Inês Condeço e Pedro PMDS e em Outubro recebe o projecto Solar Corona Elektrische Maschine. No fecho, em Novembro, Folclore Impressionista e Nuno Rebelo, em datas diferentes, respectivamente 2 de Novembro e 23 de Novembro.

Cartaz do Extramuralhas

Entretanto, a Fade In já anunciou 15 nomes do cartaz do 13.º Extramuralhas, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de Agosto de 2024 e conta Com Abdullah Miniawy Trio, Bound By Endogamy, Curses, Dame Area, Dead Lights, Deena Abdelwahed, Douglas Dare, Fotocopia, Goethes Erben, Hammershøi, Hatis Noit, Marciano, Nojon, Soap&Skin e Years Of Denial.