Saúde
Projecto quer reduzir idas às urgências do norte do distrito
A iniciativa apresenta diversas soluções para evitar que os utentes saiam do seu concelho de residência
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra lançou ontem o programa LinhaCuidar@Coimbra, que arranca a 2 de Dezembro e abrange 698 utentes de estructuras residenciais para idosos de cinco concelhos do norte do distrito de Leiria.
A iniciativa, promovida em parceria com o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, apresentado ao final da tarde de ontem, na câmara de Ansião, visa a criação de uma “via verde” entre as instituições gestoras de entidades residenciais para idosos (ERPI) e a unidade hospitalar de Coimbra, para evitar deslocações desnecessárias dos utentes em caso de doença aguda.
“O nosso objectivo é claro: permitir que o utente esteja na sua cama, no local e com os profissionais que conhece, ao invés de ser transportado para uma urgência hospitalar e estar isolado, numa maca, muitas vezes num serviço muito despersonalizado e em que vai estar muitas vezes sozinho”, disse à agência Lusa o presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço.
Segundo Alexandre Lourenço, o programa passa por melhorar a resposta e adequá-la às necessidades efectivas de cada um dos utentes, através dos técnicos das instituições formados pela ULS de Coimbra, apoio por linha telefónica qualificada, com acesso a todos os dados clínicos e apoio médico e activar respostas.
As soluções podem passar pelo enfermeiro da entidade, pela activação das equipas de cuidados continuados integrados ou pelo Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital de Avelar, em Ansião, que funciona 24 horas por dia e tem capacidade para realizar raio-X, electrocardiograma e análises clínicas, com apoio médico e de enfermagem, “possibilitando uma resposta mais perto possível do local de residência do utente”.
“Temos noção que a recuperação do doente é muito mais fácil no seu local de residência. O nosso objectivo é dar um conforto imediato aos enfermeiros que estão nas ERPI ou activar equipas nossas que vão aos estabelecimentos prestar os cuidados necessários aos doentes”, detalhou Alexandre Lourenço.
O projecto, que se baseia numa experiência já testada no distrito de Leiria, envolve 16 estabelecimentos para pessoas idosas, 12 do sector social e quatro de natureza privada, dos municípios de Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande.
Na apresentação do programa, o responsável do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, João Paulo Pedrosa, salientou que, em 2024, foram registadas 4.746 deslocações de idosos das ERPI daqueles concelhos aos serviços de urgência de Coimbra.
O programa “visa optimizar a afluência, para a que for estritamente necessária, criando soluções e mecanismos ágeis de articulação entre os profissionais de saúde das ERPI e os do serviço de urgência”.
Os promotores da LinhaCuidar@Coimbra acreditam que este projecto vai diminuir a necessidade de deslocações dos idosos às urgências hospitalares, melhorando substancialmente a resposta num quadro de cuidados ao domicílio ou de maior proximidade.
A linha telefónica qualificada vai funcionar como uma “via verde” de comunicação entre as ERPI e o serviço de urgência para definir a melhor resposta à necessidade de cuidados de saúde do utente.
A ULS de Coimbra e a Fundação Nossa Senhora da Guia, que gere o Hospital de Avelar, assinaram hoje um acordo de cooperação que reforça a prestação de cuidados de saúde às populações residentes nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra.
Com este acordo, a ULS de Coimbra mantém em funcionamento o CAC e passa a disponibilizar consultas em várias especialidades e cirurgias programadas nas especialidades de neurocirurgia, ortopedia e oftalmologia para um universo territorial de 35.780 utentes.