Economia
Presidente do IEFP defendeu ontem, na Marinha Grande, a necessidade de apostar na formação digital
Domingos Lopes visitou empresas dos grupos Iberomoldes, na Marinha Grande, e Erofio, na Batalha
O presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Domingos Lopes, defendeu ontem, na Marinha Grande, a necessidade de apostar na qualificação da população empregada, dotando-a de competências digitais e capacitando-as para a transição digital da economia.
O responsável nacional pelo IEFP visitou as empresas Iberomoldes e Aníbal H. Abrantes, no âmbito das medidas do Estado para a transformação digital do sector empresarial, que permitiram apoiar a formação de cerca de 200 dos seus colaboradores, durante a pandemia, informa a Câmara da Marinha Grande, em nota de imprensa.
Para o presidente do município, Aurélio Ferreira, “a aposta na formação dos trabalhadores é de extrema relevância, para ajustar as empresas às novas necessidades do mercado e preparando-as para a transformação digital”.
Aurélio Ferreira, que acompanhou a visita, destaca que “a Marinha Grande é conhecida internacionalmente pela excelência, capacidade de inovação e desenvolvimento, competitividade e vanguarda tecnológica, em particular, nas indústrias de moldes, plásticos e vidro”.
Joaquim Menezes, presidente do Iberomoldes, apresentou um breve historial acerca deste grupo empresarial, que começou em 1975 com duas pessoas e que, actualmente, emprega 1100 trabalhadores, exportando 95% da sua produção, 80% da qual é para a indústria automóvel e os restantes 20% são relativos a dispositivos médicos, utilidades domésticas, indústria aeroespacial, embalagem, etc.
A visita às empresas foi também presenciada pela vereadora Ana Alves Monteiro; pela vogal do Conselho Directivo do IEFP, Ana Elisa Santos; pela directora do Centro de Emprego de Leiria, Paula Vaz; entre outras entidades ligadas ao emprego e formação profissional da região.
Também na Erofio, o presidente do IEFP pôde constatar no local os "bons resultados" que a requalificação de muitos colaboradores, com forte aposta nas suas competências digitais, tem trazido à empresa, contou ao nosso jornal Manuel Novo, responsável pelo grupo da Batalha.
A Erofio apresentou essa "evolução" àquele que tem sido "um grande parceiro" da fabricante de moldes, desde o início da década de 90, referiu o empresário.