Desporto
Pranchas artesanais da Atouguia da Baleia têm procura universal
A partir do concelho de Peniche, dois amigos produzem todos os anos centenas de pranchas de bodyboard. O factor decisivo não é o preço, mas o facto de serem feitas à medida do cliente
Avançamos por uma estrada de terra batida rodeada de estufas até chegar ao edifício onde está instalada a fábrica. O plástico tomou literalmente conta da paisagem nesta zona do concelho de Peniche, a meio caminho entre o centro de Atouguia da Baleia e a praia de Supertubos, precisamente o local onde aqueles que aproveitam as ondas para momentos únicos de diversão se deliciam ao utilizar as pranchas de que vos vamos falar.
Instalados num barracão antigo alugado e pintado de azul e branco onde só passa quem quer mesmo lá passar, é ali que Gato e Barrela fazem, há década e meia, um tipo de “artesanato” muito específico.
Eles dedicam-se diariamente à construção manual de pranchas personalizadas de bodyboard. Lá dentro, onde fazem magia, as máquinas foram todas criadas por el
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.