Sociedade
Porto de Mós melhora oferta de transportes públicos
Entre as novidades está o alargamento da rede do Vamós, o aumento das ligações entre as freguesias e a sede do concelho e a disponibilização dos serviço de Expresso e de transporte a pedido
O alargamento da rede do Vamós a Alqueidão da Serra e ao Juncal, o aumento das ligações entre as freguesias e a sede do concelho e a disponibilização dos serviço de Expresso e de transporte a pedido são algumas das medidas do plano de mobilidade do Município de Porto de Mós, apresentado esta terça-feira.
O plano de mobilidade de Porto de Mós prevê também a criação do BiMós, um serviço de partilha de bicicletas que está em fase de implementação e que funcionará na sede do concelho, com quatro estações: Central das Arte, Praça Arménio Gonçalves (junto ao cine-teatro), Paços do Concelho e posto de turismo. Em fase de estudo está a criação de um apoio aos estudantes do ensino superior do concelho para utilizarem, uma vez por semana, a rede de Expressos, que, até ao início de Outubro, começará a operar no concelho, com uma paragem junto à Central das Artes.
A nova oferta de transportes públicos em Porto de Mós entrará em vigor nos próximos dia e, segundo o presidente da câmara, Jorge Vala, representa “uma diferença significativa” para a população, “sobretudo, pela facilidade de deslocação à sede de concelho e de ligação ao restante País através da Rede de Expresso”.
“É um dia muito importante para Porto de Mós, pelo qual lutávamos há sete anos [aquando da entrada em funções do executivo do PSD] e que conseguimos em articulação com a Rodoviária do Lis e para a CIMRL [Comunidade Intermunicipal da Região Leiria]”, assinalou Jorge Vala, considerando que este é “um projecto que afirma verdadeiramente a coesão territorial”.
A título de exemplo, o autarca destacou o programa “Transporte a pedido”, desenvolvido pela CIMRL, que chega agora a Porto de Mós, abrangendo Alcaria, Alvados, Arrimal, Mendiga, São Bento e Serro Ventoso.
Este serviço, que funciona como complemento ao transporte colectivo de passageiros, é assegurado por táxis, mediante marcação prévia e custa ao utente o valor do bilhete de autocarro, explicou Paulo Batista, primeiro secretário executivo da CIMRL, revelando que, em breve, esta oferta, criada há cerca de um ano, será também disponibilizada em Ansião.
Segundo o representante da CIMRL, o transporte a pedido “já transportou mais de 7.000 passageiros”, contando com 25 táxis aderentes nos concelhos de Alvaiázere, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró do Vinhos. Estes municípios irão também contar com uma ligação “rápida” a Leiria, através do IC8, acabando com a necessidade actual de ir a Coimbra para apanhar o autocarro para a capital de distrito, frisou Paulo Batista Santos, adiantando que esta nova oferta entrará em funcionamento “até ao final de Outubro”.