Sociedade
Pombal institui multa de 1,45 euros a alunos que faltem ao almoço sem avisar
“Há algum desleixo dos pais e encarregados de educação. Como as refeições são gratuitas, nas suas cabeças, se as crianças não forem, é indiferente.”
O executivo da Câmara de Pombal aprovou, na sua última reunião, o pagamento de uma penalização de 1,46 euros, sempre que uma criança dos ensinos pré-escolar e básico da rede pública falte a uma refeição, sem qualquer aviso prévio.
Contudo, a gratuitidade mantém-se.
Em Setembro de 2020, a autarquia começou a comparticipar a 100% o valor das refeições a todos os alunos do ensino básico, independentemente da situação económica do agregado familiar, tendo a medida sido alargada, depois, ao pré-escolar.
A medida representou, nesse ano lectivo, um esforço financeiro a rondar os 425 mil euros, contudo, no ano lectivo de 2023/2024, o impacto no orçamento municipal foi superior a um milhão de euros, com os professores, auxiliares e mesmo os autarcas das freguesias a alertarem a câmara municipal de que muitos alunos faltavam às refeições, desperdiçando a comida.
“Queremos criar uma regra de responsabilização à comunidade escolar”, explicou o presidente da autarquia Pedro Pimpão.
Esta será uma medida de combate ao desperdício alimentar causada por uma situação evitável, caso o encarregado de educação comunique ao estabelecimento de ensino, até às 10 horas do dia da ausência, que o aluno não irá usufruir da refeição.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.