Sociedade

Politécnico de Leiria regista tendência nacional de diminuição de candidatos

28 ago 2025 09:00

Do total das licenciaturas, 17 cursos preencheram as vagas a concurso

politecnico-de-leiria-regista-tendencia-nacional-de-diminuicao-de-candidatos

O Politécnico de Leiria colocou 1.393 candidatos a que se somam os números de colocados por desempate, num total de 1.411 estudantes. Cerca de menos de 400 alunos comparando com os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) do ano passado.

Com mais 186 vagas face a 2024/2025, o Politécnico de Leiria preencheu 71% dos lugares a concurso. “Num ano em que se registou uma diminuição muito significativa do número de candidatos à primeira fase do CNAES, e face à tendência nacional de decréscimo do número de colocados nas instituições de ensino superior, os resultados alcançados pelo Politécnico de Leiria são relevantes no cômputo geral, e demonstram que a nossa oferta formativa se mantém atractiva e diferenciadora”, adianta Carlos Rabadão, presidente da instituição de ensino superior, citado numa nota de imprensa.

Carlos Rabadão realça ainda que do total de estudantes colocados nas cinco escolas do Politécnico de Leiria, 70% colocaram a instituição como primeira opção, “o que comprova o reconhecimento do Politécnico de Leiria como uma instituição de excelência, que prepara os seus diplomados para os desafios do futuro”.

Aos estudantes colocados via CNAES ainda irão entrar no Politécnico de Leiria os alunos que ingressam nas licenciaturas via concursos especiais, incluindo os internacionais, assim como os estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), das pós-graduações e dos cursos de mestrado e doutoramento, cujas candidaturas estão a decorrer.

Do total das licenciaturas, 17 cursos preencheram as vagas a concurso, tendo a Escola Superior de Saúde (ESSLei) e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) completado mais de 90% dos lugares disponíveis. As médias do último colocado nas cinco escolas registaram uma ligeira diminuição, com maior acentuação para a ESAD.CR, que passou de 149,84 para uma média de 135,29.

No entanto, foi nesta escola que se verificou a média de entrada mais alta do aluno que colocou a ESAD.CR como primeira opção: licenciatura em Artes Plásticas com 193,8 valores.