Sociedade
Piso do Polis vai ser testado por entidade independente
Agência Portuguesa do Ambiente quer esclarecer “equivalência” do material usado face ao aprovado.
A Câmara de Leiria vai solicitar a uma entidade externa ensaios ao pavimento que está a ser colocado no percurso Polis, para “apresentar evidências” da capacidade de drenagem do material usado. O recurso a ensaios foi acordado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), após deslocação ao local de técnicos da Administração da Região Hidrográfica do Centro, para “aferimento da situação e realização de reunião” com a Câmara.
“Aquele município irá procurar demonstrar junto desta Agência a equivalência do material agora utilizado”, adianta a APA ao JORNAL DE LEIRIA, deixando subjacente que haverá diferenças entre a solução prevista no projecto ao qual deu parecer positivo e aquela que foi aplicada. Até ao fecho de edição não foi possível esclarecer este ponto junto da APA.
Por sua vez, a Câmara assegura que o material utilizado “está em conformidade com o definido no caderno de encargos do concurso, que refere 'execução de camada de desgaste em betão betuminoso', o que foi efectivamente aplicado, pelo que há equivalência entre o que está no terreno e no caderno de encargos”. Mas, para que não restem dúvidas, o Município irá solicitar ensaios ao piso “a efectuar por entidade externa devidamente acreditada, depois da pintura do pavimento”.
Já na reunião de Câmara desta terça- feira, a maioria socialista voltou a garantir, em resposta às questões da oposição, que a escolha dos materiais cumpre as regras ambientais.
“Naquele percurso paralelo à linha de água do rio Lis n&
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.