Sociedade
Pense duas vezes antes de usar o telemóvel durante a condução
Autoridades vão estar na estrada a fiscalizar o uso indevido deste tipo de equipamentos entre 14 e 20 de Janeiro
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciam esta terça-feira, 14 de Janeiro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, com diversas acções de fiscalização em todo o País.
A primeira operação está prevista para a Estrada Nacional 356, na rotunda de acesso ao Mosteiro da Batalha, a partir das 09:00 horas de terça-feira, e contará com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, Paulo Simões Ribeiro.
Segundo as autoridades, a campanha, a decorrer até 20 de Janeiro, tem como objetivo “alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução”.
“A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento no tempo de reacção a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l. A 50 km/hora, olhar para o telemóvel durante três segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros”, alerta a GNR em comunicado.