Economia
Pelo quarto consecutivo, produção de pêra rocha com número abaixo do previsto devido à meteorologia e doenças
Predominam os frutos com calibre baixos

A colheita deste ano da pêra rocha alcançou as 115.990 toneladas. Este valor, semelhante a 2024 (+1%), é relativo à safra dos Associados da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), e representa cerca de metade da colheita registada em 2021.
Em números absolutos, a ANP estima que a sua produção corresponda a 89% da produção nacional, estimando-se a colheita total em aproximadamente 129 mil toneladas, com o somatório das quantidades recolhidas por associados e não associados da ANP.
Segundo um comunicado da associação sectorial, este é o quarto ano consecutivo, onde é registada uma produção aquém do potencial produtivo. Os motivos prendem-se com as condições meteorológicas desfavoráveis, "nomeadamente precipitação e temperatura na floração, e forte incidência do Fogo Bacteriano, com impactos inéditos na produção e nos custos de limpeza".
A ANP refere ainda em comunicado que, em termos de calibres, o stock apresenta predominância de calibres baixos. Cerca de 60% da fruta com calibre menor ou igual a 60 milímetros e menos de 20% com calibre igual ou acima dos 65 milímetros.