Viver
Pedro Brito abre janelas para a Primavera em Leiria
4 Estações
Durante um ano, o projecto artístico 4 Estações vai ocupar o Museu de Leiria, no convento de Santo Agostinho, envolvendo jovens artistas da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) e a autarquia.
Partindo das janelas do espaço e tendo como material de trabalho os cadernos de desenho e riscadores, os jovens artistas são convidados a fazerem uma residência com a duração de uma semana que termina com a exposição do resultado.
Pedro Brito, 22 anos, finalista do Curso de Artes Plásticas, foi o primeiro a ser desafiado pelos professores de Desenho, João dos Santos e Filipe Cabau, a estar uma semana a estudar o convento.
“Decidi pensar na ideia de janela e de museu e de o espaço ser uma abertura que permite ver várias realidades a partir de fragmentos de objectos e de achados, criando uma narrativa sobre a história, sobre a identidade, sobre a experiência no mundo e civilização”, explica. Dessa definição de museu e janela, Pedro Brito fez o exercício de transportar o conceito para o desenho.
“O meu trabalho é uma janela também para o meu processo para aquilo que acontece no próprio desenho, as coisas que se sobrepõem e escondem. E o desenho está enquadrado num folha, que é um dispositivo de ver.”
Como se fosse um tradutor de linguagens visuais, Brito usa a sua própria visão e criatividade para interpretar a imagética e as dimensões do espaço, através de equações e processos cerebrais, transpondo-as para o plano das duas dimensões do papel.
Na exposição na Sala do Capítulo do Museu de Leiria, o visitante contacta com as experimentações do jovem natural de Oeiras. “Tentei não privilegiar desenhos, classificando-os como ‘os bons’.
A mostra é, simplesmente, uma abertura dos meus cadernos e do meu processo, do que fiz aqui e das coisas que foram surgindo.” O projecto 4 Estaçõesé apoiado pela Arquivo Bens Culturais e Viarco e envolve quatro artistas, quatro residências e quatro exposições em quatro estações do ano.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo