Sociedade

Paulo Bártolo agraciado com Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas

7 ago 2024 09:00

Distinção foi atribuída pelo embaixador de Portugal em Singapura, país onde o investigador de Leiria dirige o Singapore Centre for 3D Printing, considerado o melhor centro de fabricação aditiva da região Ásia-Pacífico

paulo-bartolo-agraciado-com-medalha-de-merito-das-comunidades-portuguesas
Paulo Bártolo (à esqª) recebeu a distinção das mãos do embaixador de Portugal em Singapura

Antigo director do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) do Politécnico de Leiria, Paulo Bártolo acaba de ser agraciado com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.

A distinção foi atribuída pelo embaixador de Portugal em Singapura, país onde o investigador de Leiria dirige o Singapore Centre for 3D Printing, considerado o melhor centro de fabricação aditiva da região Ásia-Pacífico.

“A distinção reconhece a ilustre carreira académica do professor Paulo Bártolo, assim como o seu contributo para Singapura e para a comunidade portuguesa”, pode ler-se numa nota publicada na página de facebook daquela embaixada, liderada por Mário Miranda Duarte.

Numa reacção à distinção, publicada nas redes sociais, Paulo Bártolo classifica esta distinção como uma “honra e um privilégio”. “Foi um momento tão especial, pois eu estava rodeado pela minha família e amigos sem os quais isto não era possível”, escreveu o investigador.

Doutorado em Física de Polímeros pela University of Reading (Reino Unido), Paulo Bártolo é, desde 2021, director do Singapore Centre for 3D Printing, considerado o melhor centro de fabricação aditiva da região Ásia-Pacífico e o sétimo mais bem classificado do mundo.

Em paralelo, lecciona na Escola de Engenharia Mecânica e Aeroespacial (MAE) da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), instituição onde dirige o Hub da National Additive Manufacturing Innovation Cluster (NAMIC), responsável pelo desenvolvimento e implementação industrial da fabricação aditiva em Singapura e que corresponde “a um dos maiores programas mundiais de financiamento neste domínio”, explicou, há cerca de um ano, Paulo Bártolo ao JORNAL DE LEIRIA.