Desporto

Paixão pelo desporto leva amigos a aventurarem-se pela Europa

22 ago 2025 14:00

Licínio Silva e Pedro Ribeiro vão pedalar cerca de mil quilómetros entre a Polónia e a Eslovénia

paixao-pelo-desporto-leva-amigos-a-aventurarem-se-pela-europa
Licínio Silva e Pedro Ribeiro chegaram à Polónia na terça-feira e, no dia 31, pretendem ir até à Eslovénia
DR
Inês Gonçalves Mendes

Quando se pensa em férias, a maioria das pessoas imagina praias paradisíacas, visitas a monumentos ou museus e muito descanso, para recarregar baterias e desanuviar do stress do trabalho.

Para Licínio Silva e Pedro Ribeiro, o período de férias é gozado de outra forma. Estes dois amigos já carregaram a bicicleta e a aventura anual começou na Polónia, na última terça-feira, e o plano é pedalar cerca de mil quilómetros até à Eslovénia.

Licínio Silva é o principal impulsionador desta iniciativa, que une a paixão pelo desporto à descoberta de novas gentes e culturas, ao mesmo tempo tempo que pretende incentivar outras pessoas a olhar para a bicicleta como um meio de transporte viável.

Há cerca de seis anos que realiza, anualmente, uma viagem entre países da Europa e a companhia vai variando. Tudo começou com uma ida a Santiago de Compostela, em Espanha, pelo caminho francês, o que abriu caminho para que muitas mais viagens continuassem a acontecer, sempre de bicicleta.

França, Holanda, Bélgica, Itália, Suíça, Alemanha, Suécia, Dinamarca ou Noruega são alguns dos países por onde Licínio Silva, coordenador do atletismo do Grupo Alegre e Unido (GAU), da Bajouca, já passou e, claro, ficam para contar as peripécias vividas em solo desconhecido.

“Há dois anos, na Suécia, andámos perdidos na floresta cerca de uma hora. Fizemos um percurso no GPS, mas passava num sítio vedado, então tentámos ir à volta. Fomos ter a um caminho normal no meio da floresta e apareceu-nos um caçador à frente, com a arma às costas, enorme, mesmo típico da Suécia, e não estava para grandes conversas. Ele dizia: Este caminho vai dar a minha casa e não gosto muito que passem lá perto”, recorda.

Apesar de “sinistro”, o grupo viu-se obrigado a seguir aquele homem, para encontrar o caminho de regresso ao trajecto inicial. O caçador acabou por mostrar-se “simpático” e ajudou-os a seguir viagem. “Deixou-nos passar, mas ficámos com muito medo”, acrescenta.

Este será o terceiro ano consecutivo que Licínio Silva terá a companhia de Pedro Ribeiro, um apaixonado por “conhecer e por andar de bicicleta”. Sempre foi desafiado a ir, e ia recusando, até que resolveu experimentar. “Fui a primeira vez e, a partir daí, as nossas férias são sempre assim”.

Até dia 31 de Agosto, estes amigos vão conhecer também a Hungria, Croácia, Eslováquia e Áustria, e cada percurso será uma oportunidade para conhecer os costumes, provar a gastronomia e conhecer os locais.

“Cada viagem é uma coisa diferente. Todas têm peripécias e o importante é, quando a coisa corre mal, encontrar uma solução e não entrar em stress”, detalha, ao acrescentar: “É sempre uma aventura ir com o Licínio””.

Este ciclista enaltece o espírito de equipa vivido durante estes dias e lembra que a iniciativa está aberta a quem também nutre a mesma paixão pelo ciclismo.

As aventuras podem ser acompanhadas na página do Instagram @os.perdidos. pelo.mundo.