Sociedade
Ourém aprova criação do provedor dos animais
Provedor tem como missão “actuar como um defensor dos direitos dos animais, garantindo que as políticas e práticas municipais”
A Câmara de Ourém vai avançar com a criação do cargo de provedor dos animais, que terá como missão “actuar como um defensor dos direitos dos animais”.
O primeiro passo foi dado na última reunião de câmara, com a aprovação da proposta de elaboração de um regulamento que sustentará a criação do cargo, com o objectivo de “promover a defesa e a promoção do bem-estar animal no concelho de Ourém”, avança o município numa nota de imprensa.
Naquele comunicado, a autarquia explica que o futuro provedor terá como função defender os direitos dos animais e garantir que as políticas e práticas municipais “estão alinhadas com os mais elevados padrões de protecção e respeito pelos animais, em estreita parceria com o CRO [Centro de Recolha Oficial] de Ourém”.
O regulamento, que vai agora ser elaborado, definirá, entre outros aspectos, a forma de nomeação, assim como as competências, responsabilidades e funcionamento do Provedor dos Animais, “assegurando que todas as acções são conduzidas de forma transparente e eficaz”.